Como fazer novas amizades - Mina
 
Seus Relacionamentos / Textão

Invista nas suas “friend crushes” 

Que tal sair por aí paquerando a mulherada pra fazer novas amigas? Isso existe, é tendência e pode mudar a sua vida

Por:
6 minutos |

Toda mulher que tem boas amigas sabe como conversas filosóficas regadas a vinho e boa música, olhares sensíveis e trocas de referências literárias fazem um bem danado pra alma. Este ano, Harvard veio pra chancelar esse quentinho no coração e comprovou: ter boas amizades pode aumentar em até 10 anos nossa expectativa de vida. Isso porque é através das amizades que nos sentimos acolhidas, validadas e inspiradas

Amigas são as mulheres que te amam também pelos seus defeitos e não “apesar deles” e que te convidam a construir vínculos de apego seguro. A questão é que a gente cresce, e parece cada vez mais difícil fazer amigas na vida adulta. A rotina é corrida, o fígado só aguenta uma saída semanal e suas grandes amigas muitas vezes estão em momentos de vida bem desencontrados com o seu. Por isso, este texto é um convite para você começar a exercitar sua versão paquerativa no campo da amizade. 

Esse é o friend crush, novo termo com ares de tendência que vem para te incentivar a “paquerar” alguém que você admira e ampliar sua rede de afeto e de comadres. 

Chega de admiração platônica: paquerar e fazer novas amigas muda a vida!

Sabe aquela amiga da sua amiga que você acha super inteligente e descolada? A cronista da internet que descreve sua vida em palavras ou a colega da aula de yoga que posta programas incríveis nas redes? Chega de admiração platônica! Eu, como boa mulher paquerativa, posso te afirmar: paquerar amigas muda a vida!

Durante muito tempo admirei essas novas mulheres de longe… Em geral, a gente fica com medo de se aproximar e parecer intrometida e inadequada. Eu, provavelmente você, e a maioria das mulheres temos um carrasco interno gigante que insiste em nos dizer que não somos tão inteligentes, descoladas e interessantes quanto nossas amigas crush. Assim, para não parecer demais, muitas vezes nos conectamos menos e saímos como metidas ou fechadas quando cruzamos elas por aí.

Só precisa começar: mulheres estão sempre abertas a novas conexões e conversas 

“Seja oferecida e paquere na cara de pau” virou meu lema nos últimos tempos. E, quanto mais eu me propus a paquerar amigas, mais pude perceber que a maioria das mulheres é tão legal quanto você – e também estão super abertas a conversas bacanas, novas conexões e programas. Alguém simplesmente precisa começar.

Pra incentivar a prática, trago aqui algumas estratégias que transformaram  friend crushes em matches:

>> ser interessada é mais importante do que ser interessante

Pra criar conexões novas, mais do que ser a rainha das referências ou a grande mestre de cerimônias extrovertida que entretém a noite toda, se interesse pelos interesses dela e peça opinião de coisas que ela goste de falar. Pesquisas comprovam que a qualidade mais importante que as pessoas procuram em amigos é alguém que os faça sentir que são importantes. Por isso, ao se conectar com a nova amiga, desista de impressioná-la e faça com que ela se sinta valorizada. Essa demonstração de interesse pode vir em inbox do instagram, papo no bar ou no vestiário da aula de yoga. Chega sem medo de ser feliz.

>> ao falar sobre ela, seja específica e divida um pouco de você

Assim como os emojis genéricos não funcionam nas paqueras no inbox do romance, frases como “adoro seus posts” ou “te admiro muito” também não são os melhores ganchos de conexão. Pra paquerar essa amiga fale sobre algo específico e detalhe o porque aquilo te toca. Ao invés de falar sobre todos os textos que ela divide, escolha um e abra o coração. “Esse seu texto sobre sua infância me fez refletir muito sobre a minha relação com minhas primas e mexeu com meus sentimentos por que….” 

> Peça pra amiga em comum organizar um blind date ou um “threesome” – Hoje tenho grandes amigas que ganhei emprestadas de uma amiga antiga. Pedir para uma amiga querida marcar um jantarzinho com aquela amiga que você acha o máximo te ajuda também a ter o apoio e a referência de sua amiga antiga, que provavelmente vai encurtar o caminho nos papos e já dividir com vocês duas características que ela vê como match certo nesse novo “friend romance”

>> Convide para uma peça, filme ou atividade cultural que você identifique como interesse comum

Assim como no romance, manter a friend crush só no papinho virtual tende a ser pouco proveitoso. A neurociência comprova que fazer atividades juntas é a forma mais rápida e efetiva de estreitar laços. Por isso, uma vez que você já tenha começado a paquera, sugira um programa gostoso que seja de um campo de interesse comum entre vocês duas – vale filme, aula de yoga ou baile charme. Fazer um programa legal ajuda vocês a irem construindo as rotinas e universos próprios dessa amizade, além de gerar mais assunto para manter o papo entre os friend dates.

>> Organize uma viagem curta

Fiz isso com minhas novas friend crushes e foi maravilhoso para acelerar esse processo de intimidade e conexão. Sugira uma viagem de fim de semana pra praia, convide pra um festival literário ou de música e agite uma turma de mulheres bacanas. Durante a viagem vocês conseguem ter tempo de qualidade e histórias compartilhadas. Um fim de semana juntas é tipo idade de cachorro: vale por 7 anos de papos rápidos em happy hours.

>> Não seja a amiga lixo – manutenção e textão são vida

Nada de aparecer de vez em nunca ou ficar no “vamos marcar de combinar”. Pra que o friend crush seja bom pra ambos os lados, lembre-se de fazer manutenção. A vida de todo mundo é caótica, mas sempre dá pra mandar mensagens com links bacanas, perguntar sobre coisas da vida dela de que vocês conversaram e convidar para programas diferentes ou pra coisas que você sabe que a pessoa gosta.

O mais lindo da amizade adulta é que ela te ajuda a encontrar seus cisnes para que você se afaste de uma vez por todas da percepção de ser um patinho feio. Novos amigos são processos de cura e reinvenção. Nossas personalidades são mecanismos de enfrentamento das experiências de conexão ou desconexão que recebemos. Ao investir em novas amizades com mulheres incríveis você provavelmente vai se perceber também mais interessante e interessada. O amor delas contribui pra você se amar mais também

Diz se essa paquera não é muito mais gostosa do que zapear rostinhos no Tinder?

Mais lidas

Veja também