O que está apressando a sua vida?
A velocidade do tempo varia dependendo do contexto. Manuela Dias lembra que existem caminhos para não estar sempre no modo acelerado
Você também tem a sensação de que a vida não está dando tempo? Quando estou no Rio, em plena produção, a vida gira numa velocidade estonteante. Estou fazendo a novela, a série, o filme, a filha, a mãe, o regime, o exercício, a meditação, a jardinagem, estou no trânsito, na caminhada, fisioterapia, mão no gelo, mãos pro alto, dormir rápido, acordar cedo, quanto mais rápido melhor, e mesmo assim, não dá tempo de nada e a minha lista de pendências só aumenta. Tudo precisa ser rápido. Mas o que é rápido?
Quando estou na TV e pergunto “Isso precisa ser rápido ou temos tempo?” e a pessoa me responde “Está tranquilo! Pode demorar mais um pouquinho”, significa que aquilo tem cerca de uma semana para acontecer. Caso a resposta seja, “Isso precisa ser rápido”, significa que preciso parar seja lá o que for que eu estiver fazendo e correr para escrever.
Quando estou no sítio e pergunto “Isso, se eu plantar, quanto tempo demora para colher?” e a resposta é “Ah, isso é rápido! Em três meses estamos colhendo!”, rápido = três meses!! Mas às vezes é “Ah, isso aí demora mais um pouquinho… pra primeira colheita são onze anos”. Mais um pouquinho = o n z e anos!
Essas respostas todas, recebidas em um mesmo dia, me fazem pensar: o que é rápido? O que é devagar? “Rápido” pode ser literalmente “para ontem” ou para daqui a três meses. “Demorar mais um pouquinho” pode ser uma semana ou onze anos.
Existem muitos tempos além desse que nos coloca sempre como retardatários da nossa própria vida
Existe uma incrível gama de tempos que o Tempo nos oferece (imagino que agora você tenha pensado: grande novidade! Até porque, com isso, é fácil de concordar). A questão é que, pode parecer que a gente não tem escolha, que a vida “em si” está se “acelerando”. O cotidiano torna nossa visão tão míope que, de repente, passamos a achar que o tempo que existe é o Tempo como nós o experimentamos. Mas existem muitos mundos além do nosso, muitos tempos além desse acelerado que nos coloca sempre como retardatários da nossa própria vida.
Mesmo fora do mundo rural, existem coisas que, se plantadas hoje, sim, demorarão onze anos para a primeira colheita. E isso é ótimo! Tudo começa por respirar. Não uma, mas várias vezes, mais de dez ou até perder a conta. Nada estará em perigo por isso.
Você pode ter uma horta. Pode criar projetos de longo prazo (de 3 a 5 anos, ou quem sabe onze anos?). Andar colhendo conchinhas na areia. Aprender a tocar um instrumento. Conhecer lugares inéditos por perto. Você pode se exercitar para ler. Ler é um excelente exercício de dilatação do Tempo. E fazendo isso, de uma maneira ou de várias, de repente, do nada, o mistério de Cronos acontece: quando paramos de correr, sobra tempo. Vale experimentar!