8 plantas frutíferas para criar em vaso - Mina
 
Nosso Mundo / Reportagem

O sonho da fruta própria: 8 tipos para criar em vaso

Já pensou em pegar fruta direto do pé sem sair de casa? É mais possível do que você imagina – e ainda traz um charme a mais para a decoração

Por:
5 minutos |

Plantas são como crianças e pets: precisam de cuidados básicos e atenção. Porém, têm a vantagem de não falarem tão alto quanto as crianças ou fazerem xixi pelos cantos, como os gatos. Ah, claro! Não existe aquele contato de pele e troca de amor, como acontece com os filhos e os animais, mas elas podem nos dar FRUTOS (o que não deixa de ser um carinho).

Você pode pensar que não tem espaço e condições climáticas suficientes para ter esse tipo de planta em casa, mas, sim, é possível cultivar frutíferas em vasos. Basta escolher aquela que se adapte melhor às condições que você dispõe (leia-se: incidência de sol) e, obviamente, agrade o seu paladar. 

+ Leia também: 5 plantas para perfumar a casa
+ Leia também: 7 plantas que você não vai conseguir matar

As frutíferas precisam de, no mínimo, 3 a 4 horas de sol direto, todos os dias. Antes de começar o plantio, preste atenção em como a luz incide na sua casa durante o ano e escolha o local mais iluminado. Outro ponto importante é a dedicação. As plantas ficam chateadas sem água, algumas não gostam de excesso de calor, outras do frio – é preciso pesquisar as necessidades de cada uma. Também é preciso ter paciência: os frutos podem demorar a vir, mas tudo tem a sua hora. E não se esqueça da adubação e da poda! Aqui algumas dicas para começar o seu pomar.

Plantas frutíferas que curtem um vaso

Amora: No Brasil, encontramos principalmente dois tipos de amoras: a vermelha e a preta. As duas se adaptam bem aos vasos, de preferência os profundos, para as raízes poderem crescer bem! O ideal é regar duas vezes por semana e a colheita ocorre entre setembro e novembro. 

Pitanga: A pitangueira é uma espécie resistente. Na natureza, a árvore atinge grandes alturas, mas o crescimento pode ser controlado no vaso. A terra precisa estar sempre úmida, mas sem encharcar.  A colheita ocorre entre maio e agosto. 

Acerola: É ótima para sobremesas, sucos e drinks e seu desenvolvimento se assemelha ao da pitanga. Porém, a acerola é uma fruta do verão, a colheita vai de novembro a março. 

Lichia: Essa fruta é mais sensível e exige maior atenção: mais podas e mais adubação, e a terra não pode ficar seca nunca. A época de colheita é entre dezembro e fevereiro. 

Goiaba – Tanto a goiaba branca quanto a vermelha se adaptam bem ao cultivo em vaso. Prefira os com, no mínimo, 70 centímetros de altura. Não gosta de excesso de regas, uma vez por semana basta. A colheita é de março a junho. 

Limão-siciliano: Deve ser plantado na primavera. Isso porque precisa receber calor, mas sem que esteja exposta a temperaturas extremas. Regue uma vez ao dia e colha o ano todo. 

Maçã: Você pode escolher entre a gala e a fuji: ambas se adaptam bem aos vasos. Gostam de climas mais amenos, então nos dias quentes de verão, é melhor mover para a sombra. A colheita vai de dezembro a maio. 

Romã: Gosta de bastante sol e, assim como a goiabeira, necessita de um vaso maior. A época de colheita é entre novembro e janeiro.

+ Leia também: Tem iguaria nova no pedaço: café de caroço de açaí
+ Leia também: Como ter uma alimentação mais saudável gastando menos

Mãos à obra: Semente ou mudas?

Isso depende muito da sua ansiedade. Se preferir plantar sementes, você terá que fazer o processo de berçário (pode usar caixa de ovo, rolinho de papel higiênico) até que fiquem do tamanho de uma mudinha (15 a 30 centímetros) dependendo da espécie. Antes de ir para o vaso, as mudas devem estar firmes e ter algumas folhas. Observe também se elas não contêm pragas ou fungos.

Tamanho dos vasos

Quanto maior o vaso, melhor. Escolha aqueles que tenham a partir de 20 litros e, no mínimo, 40 centímetros de diâmetro – assim haverá espaço suficiente para as raízes se expandirem. O universo dos vasos é gigantesco e você encontrará de todos os tipos, formatos e materiais. Vai depender do seu gosto e do seu bolso.

Preparo da terra

Antes de tudo, certifique-se de que o vaso tem furos no fundo. Faça uma camada de drenagem (uns 15 centímetros da altura de pedriscos, telhas ou pedaços de isopor) e cubra com uma manta bidim. Isso manterá a terra no vaso e com área suficiente para as raízes se espalharem.

O solo para o plantio de frutíferas em vaso deve ser constituído com uma mistura de 50% de terra orgânica e 50% de areia média de construção (areia lavada). O húmus de minhoca também pode ser acrescentado à mistura.

Como cuidar

É preciso respeitar as regras de regação de cada planta, mas como regra geral é importante nunca encharcar o solo ou deixar ele completamente seco. Enfie o dedo na terra para sentir a necessidade de água.

A cada 3 ou 4 meses, coloque adubo novamente. Pode ser daqueles prontos para diluir em água ou húmus de minhoca com terra vegetal. 

O segredo das frutíferas em vasos está na poda. É necessário controlar o crescimento dos galhos para que a planta não fique muito grande para o vaso. A cada três ou quatro anos, retire-a completamente do vaso, faça uma poda nas raízes que estiverem enoveladas e coloque uma nova mistura de plantio, completando o substrato do fundo do vaso. Dessa forma, você terá sempre o privilégio de comer suas frutas prediletas diretamente do pé, além de enfeitar ainda mais a sua casa.

Mais lidas

Veja também