Suas Emoções

Técnicas infalíveis para aliviar a tensão (sozinha)

Já teve vontade de tacar o celular na parede ou pedir demissão intempestiva? A gente traz 4 técnicas da medicina chinesa para buscar o equilíbrio na hora que o bicho pega

Suas Emoções / Reportagem Por:
5 minutos

Topa fazer aquela brincadeira dos cinco dedos, famosa no TikTok?
Então vamos lá! Feche a mão e depois levante um dedo toda vez que a resposta for sim. Você já sentiu vontade de:
Tacar o celular na parede?
Socar alguém?
Gritar “eu me demito”?
Sair e bater à porta?
Botar o dedo na cara de alguém aos gritos?

Se você levantou só um ou dois dedos, já pode se considerar uma espécie rara. De resto, está todo mundo no mesmo barco do estresse e gingando pra não deixar ele afundar. É esse gingado que trazemos aqui. Mas primeiro vamos explicar da onde vem essas reações intempestivas. A medicina tradicional chinesa (MTC) acredita que, para se ter saúde física e mental, é preciso encontrar o equilíbrio entre o yin e o yang, duas forças opostas que regem o universo e a nossa existência, explica Adriana Hiromoto, acupunturista e criadora do curso Acupuntura Para Todos.

+ Veja também: Você já gritou hoje?

O yang é o nosso lado masculino e está ligado à energia do fogo, do sol e da ação. Já o yin é o feminino e se conecta com a água e a Lua, representando a nossa fluidez e intuição. Ansiedade e nervoso são sinais de uma desarmonia entre eles, sacou? “Quando não conseguimos nos concentrar numa atividade e toda hora levantamos para fazer outra coisa ou bate a vontade de gritar loucamente com alguém… É porque o yang está alto”, explica a acupunturista. Pra não derrubar o forninho e reencontrar esse equilíbrio, Adriana Hiromoto, nos traz 4 técnicas que aliviam os picos de estresse. Dicas simples, fáceis e gostosinhas para fazer sempre que precisar – em casa, no trabalho, no trânsito.

PARA EXPLOSÕES E CABEÇA QUENTE

Indicado para: combater a ansiedade e o estresse. Perfeito para abaixar a bola e acalmar.
Por que essa técnica funciona? Ela ativa os meridianos, que é como a MTC chama os canais de energia que conectam a superfície do corpo com os órgãos internos. É onde pontos da acupuntura atuam. O foco nessa técnica é a nuca, onde muitas tensões se acumulam. Ao esfregar o rosto, a cabeça e essa região, você joga o yang para baixo e ajuda a energia a fluir.
Instruções:
Esfregue uma mão na outra por dez segundos.
Com uma das mãos, faça movimentos circulares no rosto. Repita dez vezes.
Esfregue as mãos novamente por dez segundos.
Com as pontas dos dedos, passe uma das mãos sobre a cabeça, indo do início do cabelo até a nuca dez vezes.
Esfregue as mãos novamente por dez segundos. 
Com a mão direita, faça movimentos circulares na nuca usando a palma. Repita dez vezes.
Esfregue as mãos novamente por 10 segundos.
Agora, com a mão esquerda, faça movimentos circulares na nuca usando a palma da mão. Repita dez vezes.

PARA NÓ NA GARGANTA E APERTO NO PEITO

Indicado para: situações mal digeridas. Ajuda a aliviar o aperto no peito após um conflito, um acontecimento desagradável ou quando aquilo que você queria ter dito fica martelando na sua cabeça.
Por que essa técnica funciona? O ponto VC17 estimula o pulmão, que é o órgão responsável pela tristeza, e o estômago, responsável por produzir 90% da serotonina, que nos leva ao estado de bem-estar e felicidade. Ao massagear esse ponto, você libera as emoções não diluídas que ficam estagnadas no tórax.
Instruções:
Com as pontas dos dedos, faça massagens circulares no meio do peito entre os seios.
Enquanto isso, respire profundamente e concentre no ar entrando e saindo dos seus pulmões.As repetições são livres. Pode seguir com o movimento por quanto tempo for necessário.

+ Veja também: Aromaterapia: os benefícios dos óleos essenciais
+ Veja também:
Requebra, requebra, requebra assim

PARA ALIVIAR PREOCUPAÇÕES

Indicado para: quando você está a um passo de desmoronar e desistir de tudo. É ótima para quem está trabalhando em casa com filhos em volta, enlouquecendo com barulho de obra no vizinho ou tem uma rotina estressante. Também serve para aliviar cólica menstrual.
Por que essa técnica funciona? O qi é como a MTC chama a energia vital que circula pelo corpo e permeia o universo. O ponto VC4 é considerado o “Portão do Qi Original” e, ao ser estimulado, fortalece o baço, considerado o órgão que cuida da preocupação. Bora despreocupar! 
Instruções:
Em uma panela, aqueça uma porção de sal grosso até estralar.
Deposite o sal grosso em uma toalha e faça uma trouxinha.
Coloque a trouxinha de sal grosso aquecido quatro dedos abaixo do umbigo, que é onde fica o VC4. Pode fazer quantas vezes quiser!

PARA BAD VIBES NO GERAL

Indicado para: mal-estar causado por sentimentos ruins. Alivia problemas emocionais, crises de enxaqueca, depressão, insegurança e, até mesmo, falta de coragem. Confia!
Por que essa técnica funciona? Para a terapia Jin Shin Jyutsu, cada dedo se refere a diferentes órgãos e emoções. Ao segurá-los com gentileza, você traz bem-estar, vitalidade e libera o estresse. Também a ajuda a retomar o ritmo da vida e a transpor as dificuldades emocionais e físicas.
Instruções:
Segure cada dedo por 3 minutos.
Não é necessário apertar, só envolva gentilmente: Se a preocupação estiver dominando o seu ser, segure o polegar.
O indicador é para quando o medo estiver te paralisado.
Caso a raiva esteja queimando a sua alma, envolva o dedo médio.
Segure o dedo anular se a tristeza estiver pesando a sua alma.
Quando a pretensão ou julgamento estiver amassando o seu coração, vá no mindinho.
Se não lembrar qual o sentimento de cada dedo, não tem problema, o corpo tem sua própria inteligência.

Veja também