Skin cycling: Como funciona a rotina de skincare focada em ácidos - Mina
 
Seu Corpo / Reportagem

O skin cycling veio lembrar que sua pele precisa de… DESCANSO

Cansada das dez etapas da rotina coreana? Esta técnica promete simplificar o momento do skincare e dar uma folga para pele se recuperar

Por:
3 minutos |

Um produto para hidratar, outro para renovar e mais um para combater a oxidação. Nossa pele tem muitas etapas de cuidado, mas nem todas temos tempo e paciência para passar um tempão focadas no skincare todos os dias. Fora que, dependendo do tratamento, ela precisa de alguns dias para se recuperar. Foi pensando nisso tudo que a dermatologista estadunidense Whitney Bowe desenvolveu o skin cycling, uma rotina prática que virou febre nas redes sociais nos últimos meses – só no TikTok são mais de 193 milhões de visualizações em vídeos sobre o tema.

Trata-se de um ciclo noturno de 4 etapas a fim de evitar a sobrecarga de produtos e permitir que a pele descanse. O foco dele é o uso de ácidos, com destaque para o retinol, um derivado da vitamina A, poderoso no combate aos sinais de envelhecimento da pele. Quer aprender? A seguir, a dermatologista Mariana Veloso explica cada etapa do skin cycling.

Limpeza (todos os dias)

O primeiro passo é lavar bem o rosto com um sabonete indicado para o seu tipo de pele, e isso é fundamental. Todos os dias, a noite antes de partir pra rotina a seguir.  

Noite 1: esfoliação

A primeira noite serve para preparar a pele, ajudando a eliminar as células mortas e facilitar a penetração dos ativos do dia seguinte. Mas não estamos falando daquele esfoliante físico que esfregamos com suavidade no rosto e, sim, de uma esfoliação química, com a ação do ácido glicólico, ácido mandélico ou ácido salicílico, por exemplo.

Noite 2: retinol

Na noite seguinte, usa-se o retinol. Ele estimula a produção de colágeno, suaviza a aparência das linhas finas e poros, é um excelente aliado no controle da oleosidade e também promove viço e radiância. Por deixar a pele sensível, o recomendado é aplicar uma camada bem fina de produto. Outra dica é passar um hidratante nos olhos, nos cantinhos do nariz e nas chamadas “linhas de marionete” antes para evitar irritação. 

+ Leia também: A pele pede socorro: sinais físicos de que o estresse está gritando
+ Leia também: Yoga facial é uma mágica na pele que você faz em casa

Noite 3 e 4: recuperação

Duas noites de descanso! Passe um bom hidratante para evitar que a pele fique ainda mais sensibilizada. Ativos como niacinamida, pantenol, ácido hialurônico e probióticos são excelentes aliados nesse momento. 

É para todo mundo?

“Para que o método dê certo, é importante consultar seu médico e criar junto a ele uma rotina estratégica que implemente todos os benefícios derivados do uso de esfoliantes e retinol”, destaca Mariana. Lembrando que cada pele tem necessidades específicas e, para algumas, o retinol pode ser muito agressivo. Não é por que uma amiga fez e adorou que vai dar certo para você também. Em alguns casos, pode ser necessário substituir o retinol por outros ativos.  Também não se esqueça da rotina de skincare matinal, com limpeza e proteção solar todos os dias.

De todo modo, skin cycling é apenas um nome para um cuidado que já era recorrente nos consultórios dermatológicos: o de fazer uma rotação nos tratamentos noturnos. Esse tempo de recuperação da pele é importante. Converse com um dermatologista para entender o que funciona melhor para você. E fica o lembrete que vale levar não só para o skincare, como para a vida: em algumas noites, tudo que a gente precisa é de hidratação e descanso.

Mais lidas

Veja também