Yoga facial: massagem para rejuvenescer a pele - Mina
 
Seu Corpo / Reportagem

Yoga facial é uma mágica na pele que você faz em casa

Com só 15 minutos por dia, a prática promete pele mais firme e melhores noites de sono. Como fazer e como incluir na rotina: tudo o que você precisa saber para começar

Por:
7 minutos |

Suavizar linhas de expressão, manter a pele firme e ter uma boa noite de sono são alguns dos desejos comuns entre quem enfrenta longas jornadas de trabalho e afazeres de segunda à sexta-feira. Pois saiba que há uma técnica de autocuidado que contribui com todos esses resultados e mais alguns, sem exigir muito investimento: a yoga facial.

A yoga facial é uma técnica milenar que se popularizou no Ocidente em 1952

Popular entre famosas como Meghan Markle, Jennifer Aniston e Gwyneth Paltrow, ela pode ser posta em prática apenas com as mãos e um único produto: sérum, creme ou óleo vegetal. Mas, afinal, o que é a yoga facial? Quem pode fazer? E como conseguir inserir a prática na rotina? Mina tira suas dúvidas com a ajuda da fonoaudióloga Ale Scavone e da terapeuta Claudia Reis, experts com mais de duas décadas de experiência no assunto.

O que é yoga facial?

A yoga facial é uma técnica que une automassagem e exercícios musculares para equilibrar a musculatura do rosto e do pescoço. Quando aplicada por um profissional, pode ajudar a aliviar algumas questões de saúde ligadas aos músculos do rosto, como bruxismo e problemas com deglutição, mas a intenção aqui é falar da yoga facial aplicada em casa, como forma de autocuidado. 

E, embora “autocuidado” tenha virado uma palavra da moda, a yoga facial é uma técnica milenar, que se popularizou no Ocidente em 1952, junto com a chegada da yoga à Europa e aos Estados Unidos. “Para quem tem flacidez, ela tonifica, deixa o rosto mais firme. Mas uma pessoa que tem bruxismo, por exemplo, tem o rosto tenso, sente dor, ela é ótima pra relaxar”, resume a fonoaudióloga Ale Scavone.

Pele tonificada, com brilho natural, textura mais firme e linhas de expressão mais suaves, além de maçãs do rosto mais fortalecidas, com bochechas elevadas são alguns dos resultados mais consistentes que começam a aparecer a partir de 60 dias de prática contínua. “A yoga facial tem efeitos de dentro para fora, a partir da ativação de pontos do rosto. Os resultados são lentos, mas permanentes”, garantem as especialistas.

+ Leia mais: O que é o sérum?
+ Leia mais: Existe yoga para trabalhar a raiva

Quem pode fazer?

Todo mundo! A prática é indicada para as pessoas mais jovens interessadas em manter o tônus muscular do rosto e atrasar o processo de envelhecimento, e também para quem quer suavizar rugas e marcas de expressão, subir as maçãs do rosto e recuperar o brilho da pele. 

Como incluir na rotina?

Para começar, vale procurar tutoriais de profissionais da área nas redes sociais. Ale tem diversos vídeos em seu perfil do Instagram e Claudia Reis ministra cursos. Elas são algumas das que divulgam vídeos curtos ensinando a fazer os exercícios, mas alertam: é importante avaliar o currículo dos profissionais e checar se eles estudaram a técnica o suficiente. Elas orientam que o ideal é que sejam graduados em alguma área da saúde que estudem os músculos do rosto, como odontologia e fonoaudiologia, ou tenham feito cursos de pelo menos seis meses.

“Os tutoriais podem ser muito bons e incentivar que as pessoas comecem a praticar, mas recomendo escolher um profissional com quem você se identifique e seguir a sua técnica. A prática isolada, que mistura diferentes técnicas e sequências, podem acabar gerando um efeito contrário ou efeito nenhum”, recomenda Claudia.

A ideia é que, pela manhã, a prática dê um up no rosto após acordar e desperte os sentidos para um dia de obrigações. A noite, toques e exercícios mais relaxantes distensionam os músculos faciais e geram sensação de relaxamento, podendo resultar em um sono mais saudável – ideal para quem tem insônia ou sente que, ao final do dia, está com a expressão tensa. “No dia a dia, quando você vai passar o hidratante, dá para fazer uma massagem que estimula a musculatura e, na sequência, fazer alguns exercícios. A mesma coisa à noite, na hora de lavar o rosto e hidratá-lo para dormir”, afirma Ale.

A única contraindicação é não praticar se você tiver qualquer tipo de infecção no rosto, na boca ou na garganta, como conjuntivite, sinusite e espinhas em erupção. Manipular o rosto durante uma febre também não é indicado.

Vá de sérum

Você pode usar seu hidratante diário, mas uma boa dica é usar os séruns na hora de praticar a yoga facial. Queridinho da skincare, o produto de textura fluida é uma ótima opção para ajudar as mãos a correr sobre o rosto com mais facilidade. Também vale usar óleos vegetais de textura leve, como jojoba, melaleuca ou coco. E, se algum desses produtos tiver um aroma agradável, que provoque sensações positivas, melhor ainda! “Aliar a massagem a um sérum e à aromaterapia é uma maravilha, une o útil ao agradável. Vai ajudar a musculatura a relaxar e também proporcionar um momento de prazer. Não tem como não ter um boa noite de sono”.

Exercícios para começar a praticar

Ale Scavone compartilha alguns movimentos para iniciantes e que podem ser praticados por todo mundo. Vale a pena tentar em casa:

PESCOÇO

Comece olhando para frente. Vire a cabeça para a direita, de modo que ela esteja alinhada com o seu ombro direito. Em seguida, incline a cabeça para trás, e segure de 6 a 8 segundos. Volte a cabeça à posição normal. Faça o mesmo do lado esquerdo. Repita 3 vezes.

PAPADA

Apoie o cotovelo em uma mesa à sua frente. Empurre o queixo para baixo, sobre o topo dos dedos, como se o seu olhar se dirigisse para baixo e a sua mão levasse o seu rosto para cima. Segure por três respirações profundas. Coloque sua cabeça para trás e empurre sua língua contra o palato dez vezes. Volte à posição normal e repita a sequência mais uma vez.

BOCA

Ótimo exercício para quem fica muito no celular. Incline a cabeça para trás suavemente, até onde você se sinta confortável, e mande “beijos” em direção ao céu, 10 vezes. Faça o som do beijo de maneira forte, audível. Então, relaxe o rosto e respire fundo. Mas atenção: note se, ao fazer o movimento dos beijos, você não está enrugando a região acima dos seus lábios.

OLHOS

Exercício bom para reduzir as bolsas sob os olhos e suavizar pequenas linhas nessa região do rosto. Posicione os dedos médios entre as sobrancelhas. Em seguida, aplique pressão nos cantos internos dos olhos com os dedos indicadores, olhe para cima e comece a “quase” fechar os olhos. Sinta as pálpebras inferiores moverem-se para cima tanto quanto você pode, então relaxe e repita mais seis vezes. Para terminar, pressione os olhos fechados por dez segundos, abra e relaxe.

Para finalizar (e relaxar), inclua o couro cabeludo

Nem só de rosto e pescoço vive a yoga facial: é possível incluir o couro cabeludo nos minutos diários dedicados à prática. Além de ser muito relaxante – até hipnotizante – massagear a parte superior da cabeça ajuda a combater a tensão e a contração dos músculos da testa.

Para finalizar esses minutinhos diários de autocuidado, especialmente à noite, coloque as duas mãos no topo da cabeça fazendo movimentos repetidos para frente e para trás, de um lado para o outro, de modo que movimente a pele da testa sem friccionar, apenas massageando com as pontas dos dedos. Vale dar atenção à lateral da cabeça, massageando também acima das orelhas.

Mais lidas

Veja também