Seu Corpo

Rituais relaxantes e energizantes de body care para afastar o estresse

A gente aposta que a sua rotina de skin care está em dia, mas como anda os cuidados com o corpo? Aqui vai uma série de sugestões de rituais que promovem o bem-estar e ajudam a lembrar da importância de fazer uma pausa, olhar para si e relaxar no dia a dia.

Seu Corpo / Reportagem Por:
Ilustração:
5 minutos

Você tem o costume de cuidar do seu corpo? E não estamos falando de frequentar a academia, melhorar a alimentação ou tratamentos estéticos, mas de uma atenção especial, com pausa, toque e relaxamento. “Autocuidado não é cuidar apenas da pele e do cabelo e, sim, olhar para nós mesmas como um todo. O corpo não trabalha sozinho, mas em parceria com a nossa mente”, diz a esteticista Edy Guimarães. Então, no embalo do sucesso que tem feito as rotinas de skin care, queremos te convidar a incluir também alguns rituais de body care no seu dia a dia, aliviando tensões e reenergizando o corpo.


+ Leia também: Você sabe o que é efeito backlash da pandemia?
+ Leia também: Guia para o uso do CBD, a cannabis medicinal

“Só nos pés, por exemplo, possuímos mais de setenta mil terminações nervosas que podem influenciar no funcionamento de diversos órgãos e estão diretamente relacionadas ao bem-estar”, completa Edy. Como não olhar, então, para algo tão importante e significativo para a nossa saúde? Separamos algumas sugestões práticas e cheias de efeito para você começar a tornar o body care um hábito sem precisar investir muito tempo e nem dinheiro. Bastam alguns minutinhos do seu dia! A diferença, pode confiar, é enorme – e os resultados imediatos.

Escalda-pés

Você não precisa de muita coisa para fazer um bom e efetivo escalda-pés em casa. Em uma bacia, coloque água quente, algumas bolas de gude para massagear e um pouco de ervas. Boas escolhas: camomila (efeito relaxante); hortelã (antisséptico) e chá-verde (energizante). Adicione também algumas gotas de óleo essencial se quiser agregar os benefícios da aromaterapia ao momento. Pronto: agora é só se sentar de maneira confortável e manter os pés totalmente imersos na água por dez a quinze minutos. “O ritual proporciona relaxamento e estimula a circulação nos pés, aliviando as dores e tensões do corpo”, afirma Edy Guimarães.  

Autoesfoliação corporal

“A esfoliação tem efeitos tanto estéticos, promovendo uma pele mais macia, luminosa e renovada, quanto para o bem-estar, uma vez que trata-se de um ritual extremamente relaxante”, afirma a dermatologista Valéria Campos. Fácil de fazer e de encaixar na rotina, ela promove a renovação celular e estimula a circulação, dando aquela sensação extra de energia. Para evitar a proliferação de bactérias, os especialistas indicam investir nos cosméticos próprios para isso ao invés de misturinhas caseiras. Eles estão disponíveis em diversas texturas: creme, gel, óleo ou loção. Escolha a que você acha mais gostosinha de passar no corpo, afinal o sensorial faz toda a diferença nesse cuidado, mas dê preferência aos grânulos mais finos. “Faça o ritual a cada quinze dias, no banho ou com a pele ainda úmida, sempre com movimentos suaves e circulares para não se machucar”, ensina a dermatologista.

Alongamento diário

É muito comum associarmos o alongamento a atividades esportivas, mas a verdade é que ele traz tantos benefícios para o corpo que merece fazer parte da sua rotina diariamente. “O ritual age no afastamento das fibras musculares, promovendo o relaxamento dos músculos, o aumento da circulação sanguínea e, consequentemente, uma melhor oxigenação dos tecidos, gerando uma maior qualidade de vida. Além disso, com a prática contínua ganha-se mobilidade, ajudando nas mais diversas atividades do dia a dia”, diz o fisioterapeuta Pedro Medeiros, da Clinic Advance, clínica especializada em alinhamento postural, em São Paulo. Ficou interessada? O ideal é buscar um profissional para entender qual alongamento é ideal para você, mas nesta matéria que fizemos sobre o tema tem alguns exercícios simples que podem ser colocados em ação agora mesmo. 

Banho com aromaterapia

Sem tempo para fazer uma pausa para focar no body care? Então aproveite o momento do banho para relaxar com a ajuda de óleos essenciais.  “Junto com a respiração profunda, eles ajudam a enviar para o cérebro a mensagem de que podemos sair do estado de alerta, que ficamos ao longo do dia, e finalmente relaxar”, explica a aromaterapeuta Márcia Rissato. O de eucalipto promove ritmo para a respiração e leva um ar mais puro para os pulmões, já o de lavanda e camomila ajudam a dormir melhor, entre outras vantagens. “No chuveiro, no canto do box, coloque um punhado de sal grosso e pingue 20 gotas do óleo essencial. O vapor da água quente irá produzir uma explosão do aroma cheias de benefícios para o bem-estar corporal”, ensina a especialista.

Automassagem

Não é só o rosto que merece automassagem, não! Seus efeitos sobre o corpo também são incríveis. “Ao aumentar a circulação no geral, o ritual dilata os vasos e ajuda a diminuir as inflamações. De quebra, ameniza a ansiedade e o estresse e melhora a qualidade do sono”, afirma a massoterapeuta e quiropraxista Jéssica Jesus. Por isso, um ótimo momento para incluir a automassagem na rotina é antes de dormir. “Os principais pontos que merecem atenção são regiões de coluna cervical e trapézio, onde a tensão fica mais concentrada”, orienta a especialista. “Os pés também precisam de cuidado, assim como a região do abdômen, na altura do intestino: movimentos peristálticos auxiliam na evacuação, principalmente para quem sofre com a constipação, que afeta diretamente na qualidade de vida.” A dica é usar um óleo no processo para as mãos deslizarem melhor – os com aroma de lavanda são ótimos se quiser induzir o sono. 

Veja também