Seu Corpo

O poder dos exercícios de respiração

Existem várias formas de respirar e cada uma delas afeta o corpo e a mente nos levando a estados diferentes. Quer dar um gás? Relaxar? Precisa aumentar o foco? A gente te mostra como

Seu Corpo / Reportagem Por:
Fotografia:
5 minutos

Imagine que você vai preparar aquele balde de pipoca delicioso na pipoqueira elétrica… Coloca o milho, adiciona o sal, conecta a tomada, mas quando vai ligar o aparelho, sai faísca, dá um estouro e vem aquele cheiro de queimado – babau pipoca. Um curto-circuito pifou a pipoqueira.

É mais ou menos assim que a ansiedade age no nosso corpo. Ela interrompe toda a energia boa e o fluxo natural do nosso sistema, provocando um verdadeiro pane mental. Porém, no lugar de ondas elétricas, são disparadas descargas de adrenalina e noradrenalina pelo organismo. Como resultado, a respiração fica irregular, surge o medo,  a taquicardia, o suor, os tremores e uma série de outros sintomas que nos impedem de agir normalmente.

+ Veja também: Aromaterapia: os benefícios dos óleos essenciais
+ Veja também: Requebra, requebra, requebra assim

Para consertar a pipoqueira, é preciso recorrer a um eletricista. Já o nosso corpo tem um suporte de plantão 24 horas que podemos acionar sem burocracia: a respiração.  No geral, ela é realizada de forma autônoma. Quando acordamos, escovamos os dentes, caminhamos, trabalhamos ou realizamos qualquer outra atividade, o ar segue entrando e saindo dos nossos pulmões automaticamente. 

Foto: Ivan Samkov / Pexels

“A partir do momento em que levamos a nossa atenção para a respiração de uma forma consciente, desautomatizamos. É um jeito de sentir o corpo e  nos integrar com nosso próprio ser”, diz Carolina Rocha, nutricionista e instrutora de yoga. E se a ideia é evitar curto-circuitos, existe uma série de exercícios respiratórios que nos permite aumentar ou diminuir o fluxo de energia do nosso organismo, como um botão de volume de um rádio antigo. Carolina ensina três delas para usar em diferentes situações:

PARA TER MAIS DISPOSIÇÃO

Dia começando e tudo que você precisa é de energia para enfrentar a rotina com mais animação. Essa técnica acelera o metabolismo, limpa os canais respiratórios, melhora a circulação e, assim, acrescenta brilho ao seu rosto. Ela é chamada de Kapalabhati, que significa “crânio brilhante”. Segundo a instrutora de yoga, é exatamente essa sensação que você irá sentir no final da prática.

Passo a Passo
Sente-se confortavelmente. Inspire profundamente relaxando o abdômen de maneira que o umbigo se projete à frente. Expire pelas narinas de uma vez só, puxando o umbigo para dentro.  Repita esse movimento de inspiração lenta seguido de expiração vigorosa sucessivamente por 10 ciclos.

Atenção! Esse exercício não é indicado para grávidas ou puérperas, nem para pessoas com pressão alta não controlada, com glaucoma ou pressão ocular alta.

PARA CENTRAR

Sabe aquele dia agitado em que tudo que você precisa é um pouco de calma para focar nas suas atividades? A Nadi Shodana, ou técnica das narinas alternadas, é o que você precisa. Ele ajuda a manter a mente calma, alegre e em paz. Isso porque promove o equilíbrio entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, que estão ligados ao lado lógico e ao lado emocional da personalidade humana.

Passo a Passo
Sente-se confortavelmente. Descanse a mão esquerda na coxa. Pouse suavemente o indicador direito no terceiro olho, entre as sobrancelhas. Tape a narina direita com seu polegar e solte o ar dos pulmões pela narina esquerda. Conte até 4 ou 8 se conseguir. Mantenha a posição e inspire pela mesma narina contando de 4 a 8 segundos. Depois, feche a narina esquerda com o anelar direito e libere a narina direita. Expire por ela contando até 4 ou 8 e depois inspire nesse mesmo tempo. Pronto. Você completou um ciclo. Repita 4 vezes no começo e depois vá ampliando a cada prática. Ao final, repouse as mãos no colo e respire normalmente. Mantenha os olhos fechados e observe o efeito em seu corpo e mente.

PARA DESACELERAR E RELAXAR

Finalmente acabou o dia, mas você está exausta e já pensando nas tarefas do dia seguinte. Vamos acalmar? Esse exercício respiratório ajuda a desacelerar a mente, acalmando e silenciando os pensamentos. Seu nome é Bhramari, derivado de uma abelha negra indiana, pois durante a atividade você irá produzir uma vibração craniana que lembra o zumbido da abelha. Também ajuda a reduzir enxaquecas, aumentar a concentração e a memória. Perfeito para uma boa noite de sono! 

Passo a Passo
Sente-se confortavelmente com os olhos fechados. Tampe os ouvidos com seus polegares, colocando os indicadores na testa e os três dedos que sobraram apoiados levemente sobre as pálpebras. Inspire profundamente e depois inspire enquanto faz o som do zumbido de uma abelha. Estenda o som o máximo que puder. Quando ficar sem ar, inspire novamente e continue com o som. Repita por 4 ciclos inicialmente e vá aumentando aos poucos.

Aprendeu? Então chega de curto-circuito mental! Use esse suporte sempre que precisar, ele é seu. Não se esqueça: quando respiramos de forma correta enviamos ao cérebro a mensagem de que está tudo bem.

*Mia Lopes é jornalista, fundadora do Afro Esporte um laboratório de conteúdo sobre atletas negros, empreendedora apaixonada por esporte e vida saudável e produtora de conteúdo no @mialopesmia

Veja também