Dicas para melhorar o clima de casa - Mina
 
Nosso Mundo / Reportagem

7 jeitos de melhorar a vibe da sua casa

Rena Lanari é expert em redecorar ambientes com afeto e animação. Aqui ela dá algumas dicas preciosas que transformam a atmosfera do lar sem gastar muito

Por:
6 minutos |

Alguém aqui ainda tem dúvidas de que o ambiente a nossa volta nos afeta em muitos sentidos? Inúmeros estudos mostram que a qualidade dos locais que frequentamos afeta o nosso bem-estar para além das emoções – nosso sistema imunológico e saúde física também são impactados. Fora que nosso entorno pode impactar no comportamento e nas motivações, facilitar ou desencorajar interações sociais e criar ou reduzir o estresse. Por isso, acredite: alguns cuidados com a sua casa são capazes promover milagres no seu estado de espírito e ainda reverberar na sua saúde. Tá sentindo que seu cantinho precisa mudar a vibe? Vem comigo. 

Mande a bagunça embora

Sei que é difícil manter tudo organizado sempre, mas se a sua casa anda desorganizada, não vai ter dica boa que dê conta de levantar o astral. Então, respire fundo, ligue a sua playlist favorita e encare um diazinho de arrumação geral. Aproveite para se livrar do que não faz mais sentido – sem culpa ou maiores explicações. O alívio é imediato. Lembre-se de repetir esse passo sempre que a desordem voltar a tomar conta. 

Abra as janelas em convite à luz e ao ar fresco

Pode parecer óbvio, mas quem disse que o óbvio não precisa ser lembrado? Luz natural e ar fresco são fundamentais para a saúde de qualquer ser vivo que habite a sua casa (você, sua família, seu pet, suas plantas…). No caso dos humanos, a iluminação solar ajuda a regular o relógio biológico, o que tem efeito no nosso humor, estado de alerta e metabolismo. Ela também é fundamental na produção de serotonina, o hormônio do bem-estar. Já a ventilação ajuda no conforto térmico, garante oxigenação e elimina fungos, poluentes e gases. Nem que seja por poucas horas do dia, areje todos os cômodos, deixe o sol entrar e usufrua dos benefícios gratuitos que só a natureza pode oferecer. 

+ Leia também: Como mudar sua casa sem gastar nenhum centavo
+ Leia também: 4 dicas para criar espaços que fazem bem

Aposte num cheirinho bom

Não menospreze o poder do olfato! São muitos os estudos que apontam para o mesmo fato: os cheiros alteram nosso humor, nossa cognição e o nosso comportamento. Escolha um perfume de ambiente que combine com você e com a vibe que quer imprimir em casa. Aromatizadores em spray, velas aromáticas e até determinadas plantas fazem toda a diferença no clima emocional da casa. Você pode, inclusive, separar um aroma estimulante para o dia e outro mais relaxante para a noite

Acrescente cores na decoração

Assim como os aromas, as cores tocam os sentidos e promovem alterações significativas no nosso estado de espírito. Existe toda uma bibliografia para te ajudar a escolher o tom que vai promover essa ou aquela sensação, o que é unânime é que casa nenhuma passa incólume por essa mudança. Salta aos olhos! Se sair pintando paredes é uma atividade ambiciosa demais para você neste momento, experimente mudar as colchas da cama, usar xales sobre os sofás da sala, investir em almofadas e até, quem sabe, em cortinas com alguma cor que te desperte sentimentos positivos. Lembre-se de que a combinação de tons escolhida também afeta o impacto, vale passar um tempinho pesquisando para decidir o que é melhor para você. Também não menospreze a importância das texturas dos tecidos, elas também ajudam a definir a qualidade da sensação que você está tentando expressar.

Dê atenção especial à entrada

A impressão que fica logo na entrada afeta todo o clima do que vem depois, então incluir elementos afetivos nesse espaço já eleva o clima. Tem uma plantinha? Uma luz charmosa? Um cheirinho? Que tal incluir uma foto ou um quadro que traz boas memórias? Ou então um espelho que te olha e te acolhe quando você entra e sai? Questões práticas também são importantes para a nossa saúde mental. Vale incluir um móvel para deixar sempre a chave do carro ou seus óculos escuros e um gancho amigo para pendurar casacos. Capriche na entrada da sua casa com gentilezas para você mesma: é alto astral na certa!


+ Leia também: 7 plantas que você não vai conseguir matar
+ Leia também: 5 iniciativas que promovem o bem-estar na cidade

Renda-se ao prazer das plantas

Lembra daquela “cortina” de trepadeiras que você viu na revista outro dia ou do canto cheio de verde no apê da sua amiga? E a outra que colocou uma árvore bem no meio da sala? Você pode ter algo parecido! Ter plantas é um jeito fácil, rápido e barato de mudar a vibe de uma casa do dia pra noite. Elas limpam o ar, ajudam a mente a relaxar e invadem qualquer ambiente com vida e beleza. É batata. Quer se divertir no processo? Se curte o visual de trepadeiras caminhando pelos ares, experimente colocar uma ou várias batatas doces suspensas por palitinhos num copo d’água e assista aos brotos que surgem delas e caminham pela sua estante. Olha a vibe!

Adote um pet (Alerta: alto grau de comprometimento!)

Se nenhuma das dicas acima pareceu dar conta da sua necessidade, talvez você estejaprecisando de mais ação. E bota ação nisso! Dá trabalho, eu sei, mas a esmagadora maioria dos donos de pet atestam que o bem que faz supera em muito a trabalheira – e a ciência assina embaixo. Eles são fofos, enchem a casa de vida, impõem uma certa rotina, te tiram para longos passeios e fazem muita companhia. Isso sem falar de todo o amor envolvido! Os benefícios são ainda maiores para crianças, que parecem crescer mais ativas e seguras de si quando têm um pet para conviver. Não se esqueça que a escolha do bichinho deve ser adequada ao ritmo da casa. Ou seja, nem pense em adotar um cachorro para passar a maior parte dos dias sozinho no quintal, porque isso não trará felicidade nem benefícios para ninguém. Se você fica pouco por lá, um gato ou peixe serão melhores companhias!

Mais lidas

Veja também