Pode treinar menstruada - Mina
 
Seu Corpo / Reportagem

Seu ciclo menstrual pode ser seu melhor personal trainer

Durante a nossa montanha russa mensal de hormônios, há diferentes tipos de exercício para te guiar no caminho da leveza e disposição

Por:
4 minutos |

Durante quase um mês, e todo mês, para quem menstrua, o ciclo traz uma gincana de hormônios e emoções. E o jeito que você se sente neste período pode afetar diretamente seu desempenho e a vontade de se exercitar. “O importante é conhecer seu ciclo para poder ouvir o corpo e se respeitar. Não tem problema você pular um dia de treino e retomar depois, pois a TPM e seus sintomas têm que ser tratados no mês todo”, diz Tathiana Rebizzi Parmigiano, ginecologista do Comitê Olímpico Brasileito e da CBF. 

No geral, o ciclo menstrual dura de 28 a 30 dias e dentro desse período o cenário hormonal é diferente a cada dia. “O estrogênio predomina na primeira fase do ciclo e gera mais disposição e tem seu pico no momento da ovulação. Depois dela, há o predomínio da progesterona, que é um grande hormônio anabólico”, diz Silvia Casseb, ginecologista e médica do esporte. 

Nesta fase, há uma disposição muito maior, já que ele ajuda na potência muscular e cardíaca e melhora o sono. Hora boa, portanto, para aumentar um pouco a duração ou intensidade do exercício, a não ser que seja algo que exija muita concentração. “Esta disposição toda da progesterona pode atrapalhar por exemplo quem faz ioga, deixando a pessoa menos concentrada, ou alguém que precise de um estado meditativo. Se você faz ciclismo na rodovia, por exemplo, pode trocar por algo indoor para ser mais seguro”, alerta Silvia. 

Que fase

A tensão pré-menstrual acontece na fase chamada lútea, quando há o aumento dos níveis de progesterona – o útero precisa de um revestimento a mais para a possível chegada do óvulo. Grudadinhos com esta época podem vir irritação e outras alterações de humor, inchaço, cólica, entre outros. 

Exercícios na água agem contra o inchaço e o mindfulness seguram a irritação que vem na TPM 

Aqui o exercício estimula a circulação sanguínea e linfática, ajudando a eliminar o excesso de líquidos acumulados nos tecidos. Se você tiver a chance de fazer exercício na água neste período, melhor ainda. Pode ser uma hidroginástica solo no prédio na piscina, algumas braçadas na academia ou com sorte um banho na natureza para mexer as pernas. 

“O exercício na água estimula o que chamamos de retorno venoso, fazendo com que mais sangue seja filtrado pelo rim. Aumenta também a diurese e isso ajuda muito na retenção hídrica”, diz a médica Tathiana. Ela ainda indica sessões de relaxamento e mindfulness, já que o inchaço pode aumentar a irritação e sensação de desconforto corporal. 

Remédio do corpo

Exercícios devem ser feitos com regularidade, a gente sabe, e o sangramento não deveria ser motivo de impedimento. Mas muitas de nós temos cólicas. E aí vai da sua avaliação perceber se consegue se exercitar, o que pode ajudar na dor, ou até mesmo se naquele momento é melhor pegar mais leve e retomar sua rotina só no dia seguinte. 

Mulheres com fluxo intenso devem evitar exercício aeróbico nos primeiros dias do ciclo

O que a medicina diz é que o movimento estimula a circulação sanguínea, auxiliando na diminuição das cólicas. Isso ocorre porque o aumento do fluxo sanguíneo para o útero e a região pélvica pode ajudar a relaxar os músculos e reduzir a dor e os coágulos de sangue. “O exercício também melhora o funcionamento do sistema digestivo e algumas cólicas menstruais estão associadas a distúrbios gastrointestinais, como prisão de ventre”, diz Michelle Amorim, professora de educação física focada em mulheres. 

Segundo a especialista em treinos para mulheres, abdominal também pode ficar na sua ficha da academia. “Exercício é analgésico para o corpo e o abdominal ainda trabalha a musculatura externa. Mas se houver desconforto, você pode trocar aquela flexão de tronco pela prancha, por exemplo”, fala. 

A única ressalva é para quem tem fluxo muito intenso e, para esse grupo, pisar no freio é importante nos primeiros dias de sangramento. “Neste momento não é bom fazer aeróbico, o ideal é fazer exercício de mobilidade ou um treino de musculação leve, pois pode haver sintoma de fraqueza e até queda de imunidade quando há perda intensa de sangue”, diz Silvia. 

No mais não há nada que te impeça de se mexer o mês todo, só a vontade, tempo e a constância para conseguir ir. Muitas vezes é complicado mas, na volta, a gente sabe que não há sensação melhor.

Mais lidas

Veja também