Cogumelos Mágicos no tratamento de transtornos mentais - Mina
 
Colunistas

Inbox: Cogumelos mágicos são o futuro da saúde mental?

Angélica conversa com dois especialistas para entender quais são os benefícios dos psicodélicos

Por:
1 minuto |

A medicina moderna tem comprovado que os psicodélicos, como os famosos cogumelos mágicos, tem revelado seu potencial terapêutico para tratar a depressão,  a dependência de drogas e outras questões. Uma ótima notícia para o campo da saúde mental. 

Para entender mais sobre as descobertas e efeitos deles, Angélica recebe o neurocientista, biólogo e escritor Sidarta Ribeiro no Inbox. Segundo ele, os psicodélicos foram descobertos três vezes: primeiro pelos povos originários,  segundo pela ciência ocidental e universitária na década de 1950 e 1960, e a última nos últimos dez anos, com pesquisadores estadunidenses e até mesmo brasileiros. 

O bioengenheiro e caçador dos cogumelos Jefferson Müller diz que as duas substâncias que têm sido mais estudadas são a psilocibina e a psilocina, presentes nos cogumelos. “Serão muito utilizados em tratamentos psiquiátricos, os resultados que se tem até agora demonstram eficiência no tratamento de depressão, ansiedade, estresse pós-traumático e também de dependência química”, diz. 

De acordo com Sidarta, a guerra às drogas demonizou algumas substâncias e liberou outras. “Precisamos trazer a regulação de drogas para o centro, que é não glorificar nenhuma droga, e essas em particular, as substâncias psicodélicas clássicas e como a maconha são excelentes remédios”, diz. 

Mais lidas

Veja também