Treino funcional: uma forma dinâmica de fortalecer os músculos - Mina
 
Seu Corpo / Reportagem

Não curte musculação? O treino funcional pode ser a resposta

A academia não é o único caminho para a atividade física. Existem formas muito mais dinâmicas e empolgantes de fortalecer a musculatura e melhorar o condicionamento – o treino funcional é uma delas

Por:
3 minutos |

Quem nunca pagou a academia por um ano e não conseguiu passar mais de três meses frequentando? #tamo.juntas. Não precisa sentir culpa. Por mais que seja de conhecimento geral o quanto o fortalecimento muscular é importante para o nosso bem-estar, a dinâmica mecânica e impessoal desses espaços acaba fazendo muita gente desistir de praticar qualquer atividade física. Mas não precisa ser assim. Uma prática muito mais animada que tem conquistado cada vez mais adeptos que querem trabalhar o fortalecimento e condicionamento físico é o treino funcional. Já experimentou?

+ Leia também: Praticar esporte por prazer? Sim, é possível
+ Leia também: Os benefícios de incluir o alongamento na sua rotina

Enquanto a musculação é um programa de fortalecimento organizado pela divisão dos músculos, isolados e trabalhados de forma concentrada, o funcional exercita diversos músculos no mesmo exercício, explica o professor de educação física Fábio Jobim, especialista em treinamento funcional. E nada de aparelhos! É o peso do próprio corpo associado a acessórios como fitas, elásticos, cordas e halteres que dá o tom da atividade, o que permite que ela seja praticada tanto em estúdios especializados, quanto ao ar livre, em praças, parques e praias. 

Como toda atividade física, o ideal é praticar pelo menos três vezes por semana. As aulas duram entre 30 e 60 minutos, dependendo da intensidade dos exercícios. Existem adaptações imediatas e intensidades das mais brandas às mais extremas de treinamento, tudo conversado com o professor ou professora. É claro que dá para se exercitar individualmente, mas procurar grupos pode ser interessante para deixar o processo ainda mais dinâmico.

Para quem é indicado?

“É um treino para todos os tipos de pessoas, já que a ideia principal é deixar o nosso corpo na nossa melhor versão, com as imperfeições e individualidades biológicas respeitadas”, explica Fábio. Com as adaptações necessárias, ele pode ser praticado, inclusive, por crianças e idosos. Então qualquer um que esteja em busca de um novo exercício físico para chamar de seu pode experimentar!

Benefícios do treino funcional

A ideia é justamente treinar o corpo para realizar atividades corriqueiras como correr, saltar, agachar, empurrar, arremessar… Enfim, fortalecer a musculatura de uma forma geral, sem foco em atrofia, como é o caso da musculação, mas nas capacidades motoras, evitando o encurtamento de músculos, dores, e facilitando o dia a dia de forma ativa. Outros benefícios são:

  • Ganho no condicionamento físico
  • Maior flexibilidade
  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória
  • Aumento da força
  • Melhora da postura
  • Perda de peso e diminuição da porcentagem de gordura
  • Fortalecimento do core
  • Liberação de hormônios de bem-estar, como endorfina e serotonina

É aquele tipo de exercício que a gente sai suado e com uma sensação de satisfação, pode confiar. Quando os resultados começam a aparecer, cerca de três meses após o início do treinamento, a empolgação acaba aumentando também. Mas se estiver difícil pegar o ritmo no início, Fábio Amorim aconselha a não desistir: “Mesmo que não esteja num dia bom, numa boa fase na vida, continue indo na melhor versão que puder naquele momento e reduza a autocobrança quanto à performance das execuções.”

Mais lidas

Veja também