Seu Corpo

Praticar esporte por prazer? Sim, é possível!

Quando o foco é emagrecer ou só ficar sarada, fazer exercícios pode se tornar um martírio. Precisamos virar a chavinha e resgatar a diversão na hora de colocar o corpo para suar

Seu Corpo / Reportagem Por:
4 minutos

São 6 horas da manhã, o despertador toca. A mana levanta na preguiça, coloca uma legging apertada para esconder a barriga e se arrasta para academia. Chegando lá, entre bombados e musas fitness, sente que não se encaixa. Para ela, tudo é chato, entediante e odioso. Os 30 minutos de esteira duram uma eternidade, “pareço um hamster na gaiola”, pensa. Músicas nas alturas forçam um clima de motivação e cada exercício dói na alma. São tantas repetições e posturas incômodas que a melhor parte é quando tudo acaba. Dogmas imprestáveis e frases pseudo-motivacionais testam a paciência. “No pain, no gain”. “Agacha que cresce”. “Tem que vencer a dor para vencer na vida”. “Essa é a dor da beleza entrando”… E, no final, pouca alegria, só resta a foto do #TáPago – como se, de fato, devesse algo à alguém.

64% das pessoas abandonam a academia no terceiro mês

Com certeza você se identificou com essa narrativa ou conhece alguém que passa por isso. A busca pela barriga negativa, o corpo de verão e o bumbum na nuca, fazem com que muitas mulheres pratiquem atividades físicas apenas para emagrecer, sem o menor prazer envolvido. O problema é que fazer qualquer exercício por obrigação é um fiasco! A prova disso é o número elevado de desistências entre pessoas que, mesmo pagando várias mensalidades adiantadas sem direito a reembolso, não frequentam a academia: 64% abandonam o programa no terceiro mês e apenas 3,7% persistem por mais um ano, aponta estudo promovido ao longo de dez anos em academias do Rio de Janeiro e publicado na Journal of Science and Medicine in Sport em 2019. Agora adivinha? Uma das hipóteses levantadas pelos pesquisadores é que essas desistências podem ter relação com o desconforto e a angústia sentidos durante as sessões de exercício, mais comum entre pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) elevado.


+ Leia também: “Acerta a bola na gorda com força”
+ Leia também: Você já gritou hoje?

O erro é encarar os exercícios como uma obrigação para atingir o shape “perfeito” e pior, apostar justo em uma atividade tão mecânica e sem carisma, como é a academia. É muito mais gostoso praticar esportes por prazer! Só assim acessamos uma sensação agradável de bem-estar que é capaz de promover transformações positivas no nosso organismo. Quando acabo de fazer atividade física, me vem uma explosão de energia e disposição. Mesmo exausta da corrida, parece que ganhei um bônus extra de energia – pode vir qualquer desafio que estou pronta. Isso graças a processos químicos naturais do corpo que liberam neurotransmissores relacionados à sensação de conforto e felicidade, em especial a serotonina e endorfina. Agora quero passar a bola para você e mostrar como se sentir assim também.

Bora resgatar a vontade de fazer esporte por prazer?

  • Esqueça a balança, as medidas, a bunda, a barriga e qualquer preocupação estética. O objetivo é mexer o corpo e se divertir. Os benefícios à saúde são bônus especiais que vem no pacote.
  • Amplie o seu olhar sobre o que é atividade física. Tudo que coloca o corpo em movimento pode ser classificado como exercício. Vale dança, pular corda, passeios com o pet, jogar vôlei… 
  • Agora pense: o que te dá prazer? Nadar, pedalar, remar, correr… São muitas as opções! Caso tenha dificuldade em ter ideias, tente se lembrar o que curtia fazer na época da escola. 
  • Se desafie sem pressão. Talvez o seu esporte do coração seja algo que você nunca praticou. Que tal experimentar pole dance, pilates, yoga, boxe? A maioria dos estúdios e academias oferecem aula grátis para quem quiser testar.
  • Encontre a sua galera! Fazer parte de uma comunidade ajuda se sentir acolhida. Você pode reunir as amigas para dançar ou dividir os custos de um treinador de funcional. Também vale pesquisar online algum time massa para fazer parte.
  • Conforto sempre! Nada de roupa sufocante para ficar gostosa. O esporte tem que ser leve e livre. Use algo confortável em que você se sinta bem! 
  • Sorria e se divirta. Errou? Faz parte! É só cair na gargalhada e encarar o processo com alegria. Tenha certeza que há um esporte ou exercício no mundo pra chamar de seu.

E aí, aceita o desafio de resgatar a vontade de fazer esporte por prazer?

Veja também