Tendências de bem-estar que vão bombar em 2023 - Mina
 
Nosso Mundo / Reportagem

Tendências de bem-estar que vão bombar em 2023

De imitar o movimento dos bichos a desafios financeiros, o Pinterest Predicts aponta alguns cuidados que vão fazer a diferença este ano. Já ouviu falar em cafunécare? Não? Então só vem.

Por:
6 minutos |

Foi-se o tempo em que se consultava bola de cristal para saber do futuro. Atualmente, métodos menos, digamos, subjetivos são capazes de prever tendências que ainda estão por vir. Não é magia, é tecnologia. Algumas ferramentas, como o Pinterest Predicts, relatório criado pela plataforma de busca de imagens, estão aí para apontar o caminho das pedras e ajudar a definir o que o futuro nos guarda. E os índices de acerto são grandes: 80% das previsões feitas pela plataforma se concretizaram nos últimos três anos. Por essas e outras, vale a pena ficar de olho no relatório de 2023 – e nós fomos atrás dos dados que apontam o que deve ser tendência de bem-estar este ano.  Bora conferir? 

O relatório indica que mais pessoas vão procurar novos jeitos de limpar, hidratar e massagear o cocuruto

Terapias criativas

Está cada vez mais difícil arranjar horário disponível para uma consulta com psicólogos e psicanalistas. E não é pra menos. Passamos por poucas e boas nos últimos tempos e os cuidados com a saúde mental ganharam destaque. Indícios mostram que millennials e integrantes da geração Z vão seguir firmes com seus acompanhamentos psicológicos em 2023, mas também estão a fim de encarar opções mais lúdicas para mergulhar fundo em suas emoções. A terapia da escrita, a musicoterapia e a arteterapia são apenas algumas das possibilidades que têm despertado interesse. A tendência é ir além da terapia tradicional e encontrar versões criativas para lidar com sentimentos, seja na música, na escrita de diários, na expressão pela arte… Tudo sem pressão. A ordem é deixar fluir. 

SPA em casa

“Que tal nós dois, numa banheira de espuma / El cuerpo caliente / um dolce far niente / Sem culpa nenhuma…” Rita Lee sempre soube das coisas como mostra esse trecho de um de seus hits, Banho de Espuma (1981). E lá se vão 42 anos, mas, mais recentemente, o banheiro passou a receber atenção especial. Foi alçado a lugar de destaque, afinal, é lá que a turma põe em prática grande parte das rotinas de autocuidado que entraram de vez no nosso dia a dia. Então, cresce o interesse em ter um mini spa particular, incluindo bomba efervescente de banho e toques de charme para transformar o banho de chuveiro em um verdadeiro ritual. Vale ir de óleos, aromaterapia natural, velas cheirosas, sex toys…

+ Veja mais: Como mudar a casa sem gastar um centavo
+ Veja mais: 5 plantas para perfumar a casa

Movimentos naturais

Problemas posturais e musculares são apenas alguns dos danos causados por horas e mais horas que passamos grudados nos smartphones e nos computadores. É uma dorzinha aqui, uma tendinite acolá. É hora de cuidar da postura — mas não do jeito convencional. Em 2023, mais gente vai querer dicas de exercícios simples, como alongamentos focados no pescoço e treinos de movimento primal, aqueles em que imitamos animais selvagens, como leopardos, macacos e caranguejos. Além disso, pegando carona na onda do trabalho híbrido, a ordem é poder se exercitar em casa, sem equipamentos e usando apenas o peso do próprio corpo, de um jeito inclusivo e versátil. A busca por exercícios que deem mais mobilidade a joelhos e quadris também cresce. 

Cafunécare

Diz aí: você é daquelas que não resiste a um cafuné daqueles bem feitos, que faz a gente virar os olhinhos de felicidade? E no cabeleireiro, quem aqui chega a cochilar quando fazem uma boa massagem no couro cabeludo na hora da lavagem? Pois saiba que este ano a prática do autocuidado vai mergulhar de cabeça nos prazeres do “cafunécare”, palavra divertida e recém-inventada para denominar os cuidados com o couro cabeludo. O relatório indica que mais pessoas vão procurar novos jeitos para limpar, hidratar e, óbvio, massagear o velho e bom cocuruto – o que é um santo remédio contra o estresse. 

Sem álcool, mas com muito glamour: só vai dar mocktails

Casas sustentáveis

O planeta tem dado sinais claros de desgaste e a ficha finalmente está caindo para muita gente. As pessoas querem viver de um jeito mais “verde” e um dos recursos mais importantes que temos é a água que, infelizmente, não é inesgotável. Pensando nisso, cresce o interesse em soluções para poupar e reutilizar a água. Ideias como aproveitamento de águas pluviais e paisagismo tolerante à seca estão aí para serem colocadas em prática por quem está construindo ou pretende tornar seu lar eco-friendly. É possível reduzir o impacto ecológico usando materiais naturais e soluções espertas, sem abrir mão da estética. 

Drinks sem álcool

Estudos mostram que a geração Z bebe menos que as outras, mas tudo indica que pessoas de outros grupos também estão tendendo a reduzir o consumo de álcool – seja por estarem repensando a relação com o álcool, terem se cansado da ressaca ou buscarem alternativas menos calóricas. Indo de encontro a isso, o Pinterest Predict sinaliza que em 2023 a procura por mocktails (nome gringo para coqueteis sem ácool) deve aumentar, assim como por outras bebidas sofisticadas sem teor etílico. Tudo com apresentações inusitadas e cubos de gelo diferentes. Tim-tim.

+ Veja mais: Como a postura influencia a autoconfiança 
+ Veja mais: Dicas para criar espaços que nos fazem bem

Finanças gamificada

Em tempos de desemprego atingindo 9% da população brasileira, garantir uma graninha de respeito se tornou um desafio e tanto. Quem dirá, poupar. E é justamente por isso que jovens adultos estão de olho em táticas simples e divertidas para juntar uma grana. Um dos métodos é “gamificar” (transformar em game) o processo sem precisar de muita burocracia. Prova disso são buscas como “desafio para guardar dinheiro quinzenal”, “desafio do envelope”, “desafio do orçamento” ou ainda o “desafio para economizar 1000 reais” que estão bombando no Pinterest. Com essa jogada, essa turma está tentando transformar um tópico complicado em motivação, criando formas acessíveis e desafiadoras de começar a assumir seu futuro financeiro. Pode parecer estranho para quem está acostumado ao formato convencional de lidar com o dinheiro, mas faz todo o sentido para quem precisa de um empurrãozinho para criar esse hábito.

Mais alga, por favor

Usada há bastante tempo em produtos de beleza, remédios e na alimentação, as algas não chegam a ser uma novidade, mas, com certeza, serão umas das tendências para este ano quando se fala de bem-estar. Graças a seus inúmeros benefícios, têm despertado o interesse de mais e mais pessoas: ajudam na regulação de peso, na saúde do coração, têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e são perfeitas para a saúde da pele. Não é por acaso que a gente adora! Existem vários tipos de algas e as mais comuns, que você já deve ter ouvido falar, são a Nori, Kombu, Spirulina, Ágar-ágar e Chlorella (esta de água doce). Também entram no foco em 2023 as algas verdes, cheias de clorofila. Dá para incluir na salada, comer como petisco, incluir em bolinhos, fazer temaki caseiro…

Mais lidas

Veja também