Giovanna Nader: “Moda e sustentabilidade precisam caminhar juntas” - Mina
 
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Giovanna Nader: “Moda e sustentabilidade precisam caminhar juntas”

A ativista conversa com Angélica sobre formas de reduzir a geração de lixo no mercado fashion sem deixar o estilo de lado

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Você já se perguntou para onde vão as roupas que você não usa mais? Mesmo sem resposta exata, o que podemos afirmar é que, hoje, 100 milhões de peças são jogadas fora por ano e param em lixões pelo mundo. Para nos ajudar a repensar sobre tamanho desperdício, a apresentadora e ativista de sustentabilidade Giovanna Nader é a convidada da Angélica esta semana.

Militante da causa por uma moda sem lixos, Giovanna lançou recentemente o livro Com que roupa?, que trata sobre o assunto, abordando esse e outros dados alarmantes.  Ela também leva a palavra em palestras, cursos e podcasts e afirma que tem infinitas maneiras de se fazer uso da moda sustentável. “Pode ser desde mais caro, com as marcas que usam fibras e tingimentos naturais, como super acessível, que são os brechós e roupas usadas, que têm em todos os cantos”, comenta.

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Atacar o armário da avó para se apossar de peças paradas ou trocar com as amigas looks que não fazem mais sentido para você por outros que façam são outras formas de atualizar seu acervo sem gerar desperdício e saem de graça. É a famosa moda circular, baseada no repasse de peças. 

Também se encaixa em moda sustentável tudo que é feito com tecidos naturais, como algodão, linho e seda, que se decompõem quando enfim são despejados em um aterro. A tecnologia nesse setor também vem avançando e hoje é possível desfibrar uma roupa para transformá-la em outra com o mesmo material. 

“Sustentabilidade é investimento financeiro, tecnológico e as marcas têm poder para isso.” 

Para quem não tem o costume de repensar ou reutilizar peças, a ativista dá dicas de como você pode começar esse processo. “Abra seu guarda-roupa, faça aquela limpa do que você não usa mais, volte a usar o que estava ali guardado há muito tempo e você tinha esquecido e depois abra o coraçãozinho para o universo das roupas usadas, de brechós”, sugere. Para se ter ideia, 90% das roupas da Giovanna são de segunda mão.

Para consumir de forma consciente, também é importante ficar atento se a marca está sendo transparente em relação aos seus processos. A ativista destaca que muitas empresas fazem lavagem-verde no marketing, conhecida também como green-washing, para surfar na onda sustentável sem necessariamente agir dessa forma. “Sustentabilidade é investimento financeiro, tecnológico e elas têm poder para isso.” 

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