Nome:
Pode me chamar de Fatigue, que funciona em francês e inglês.
Idade:
10 meses, sou praticamente um bebê!
Só que bebês são inofensivos. Já você…
Amor, vocês criaram os gadgets, vocês rapelaram o planeta até dar em pandemia, vocês trabalham demais e a culpa é minha? Já foi na terapia hoje?
Falando em terapia, como é isso de fazer mal às pessoas de tanto elas olharem a própria imagem?
Eu não sou só isso. A Fadiga vem de todo um conjunto de fatores: excesso de tela, proximidade do computador, olhar nos olhos dos outros por muito tempo, se sentir observado… Mas, verdade seja dita, a parte da própria imagem é o que me arrepia! Já escutou aquela música “narciso acha feio o que não é espelho”? Me inspira demais. Eu acho um aprendizado importante pra vocês, tão fãs de selfie, que o castigo venha exatamente ao olhar a própria imagem. Educativo.
“Zoom é só meu nome artístico. O nome mesmo é Fadiga de Chamada por Vídeo”
Mas tem gente que acha que você não existe. Que é tudo mimimi.
Devem ser os mesmos que acham que a terra é plana. Mas vamos lá, porque contra fake news a gente traz fatos: O professor Jeremy Bailenson, coordenador do Laboratório de Interação Humana Virtual da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, já disse: “Há algo de extremamente cansativo em ficar o dia todo em chamadas de vídeo”. Eles tem me pesquisado muito por lá. Pessoal que leva a ciência a sério, sabe?
+ Veja mais: Uma entrevista com a tristeza
E você não tem receio de partir da mesma forma que chegou com o fim da pandemia: repentinamente?
Amo seres humanos otimistas! Você viu como está a situação na Europa? Lockdown e o escambau. Não vai faltar reunião e brainstorming online pra eu dar as caras, fica tranquila. Se eu não estiver por aqui, tô ali em Berlim.
Pra finalizar, você acha que a culpa é mais da fadiga ou mais do Zoom?
Primeiramente, Zoom é só um nome artístico, tá? Meu nome mesmo é Fadiga de Chamada por Vídeo. Mas como não é muito vendedor, coloquei Zoom que tá na moda. E a culpa não é dele, coitado. O problema tá no capitalismo, na forma como vocês estruturaram a vida em cima do trabalho. Na fazenda ninguém tem Fadiga de Zoom e nem déficit de vitamina D.
+ Veja também: Dá para equilibrar carreira e maternidade sem sentir culpa?