Não é raro ouvir termos como “sono da beleza” ou “olheiras de cansaço”. Pode-se dizer que, desde sempre, avós e mães falam disso – e, se você tem filhos, provavelmente vai passar adiante a informação implícita de que dormir faz bem para a pele. E, de fato, uma boa noite de sono pode melhorar inflamações e até mesmo o aspecto da acne, por exemplo. “A pele é o maior órgão do corpo humano, ela responde rápido quando não estamos dormindo bem. Podem aparecer dermatites, olheira, caspa, entre outros sintomas”, diz Monica Andersen, diretora do Instituto do Sono e professora na Universidade Federal de São Paulo. Ou seja, a pele é um ótimo termômetro para mostrar como anda seu sono – e vice-versa.
É durante a noite que o corpo aumenta a produção de colágeno
Segundo o IBOPE, 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono, e só 7% buscam ajuda médica. Ou seja, boas chances de olheiras acentuadas, ressecamento do corpo e aparência cansada. É durante a noite que o corpo aumenta a produção de colágeno, proteína responsável pela firmeza da pele, e também quando rola solta a geração de melatonina, hormônio que tem efeito calmante e nos ajuda, justamente, a relaxar.
Efeito cascata
Aquela história de que basta repor algumas noites mal dormidas não funciona bem assim: segundo Mônica, o sono perdido não pode ser recuperado. Mas se possível é bom, sim, diminuir a conta negativa, caso contrário os sintomas começam a aparecer – e não só os da pele, como também todos os outros, como fadiga, fome ou ausência dela, distração parcial ou completa, falta de humor e dentre outros. “Na hora que o sono está em déficit, você vai ter uma cascata de problemas. Dormimos 1⁄3 das nossas vidas”, diz ela, enfatizando a importância.
Tá na cara
Dormir diz respeito não só a duração, mas também a qualidade. Segundo a dermatologista Cristiane Gabriades, a excelência do sono para a pele vem da manutenção do metabolismo do corpo através da liberação de substâncias como o GH, a melatonina e o cortisol. Ou seja, a privação de sono altera tudo e, com isso, pode aumentar um potencial inflamatório. “A falta de sono em quantidade ou qualidade pode gerar (ou aumentar) processos inflamatórios no organismo que, dependendo de cada indivíduo, pode favorecer o aparecimento de dermatites”, diz.
Sobre os demais sinais, ela reforça que o sono não é causa absoluta, mas interfere sim (já pega o travesseiro). “A falta de sono pode alterar a vasoconstrição e vasodilatação da região das olheiras e dar uma aparência pior, mesmo que momentânea. Assim como a acne, que a principal causa é hormonal, mas a falta de sono novamente pode ser um agravante”.
+ Leia mais: Tudo que você precisa saber sobre a melatonina da farmácia
+ Leia mais: Rituais para dormir melhor
Autoestima lá no alto
Agora, você sabia que quem dorme bem é mais atraente? Um estudo realizado há alguns anos pelo Instituto Karolinska, na Suécia, comprovou que pessoas descansadas pareciam mais bonitas para estranhos. O estudo juntou um grupo de pessoas que foi, primeiramente, fotografada depois de uma noite com oito horas de sono e, na sequência, clicada depois de 31 horas seguidas sem dormir.
O resultado? As fotos foram mostradas aleatoriamente a estranhos e, nas fotos em que dormiram bem as pessoas foram julgadas como atraentes e saudáveis, em contrapartida, nas imagens em que estavam acordadas por horas, elas foram tidas como cansada e menos atraente. Ou seja, basta uma ou duas noites mal dormidas para influenciar na beleza – e no julgamento do outro sobre a questão.
Dormir é o melhor remédio
Gostoso, necessário e de graça, dormir de fato é uma receita infalível. E não só para a pele, mas para toda saúde. “O sono em dia traz muita coisa positiva: um cérebro que retém (mais) informação, menor ansiedade, disposição, mais alegria com a família e bom humor no dia a dia”, garante Mônica. E a pele só se beneficia – ainda mais se você se tornar mais atraente pra você, nem que seja a princípio através do olhar do outro. O que a dermatologista Cristiane gosta de lembrar é que “a saúde da pele vai depender da saúde em geral de cada indivíduo. Importante também cuidados com alimentação, controle de doenças, atenção com fumo e álcool, e muitíssimo cuidado com o sol e hidratação diária”. Palavras de dermato.