O que é sérum? - Mina
 
Seu Corpo / Nota

Por que o sérum é o queridinho do skincare

Será que substitui o hidratante? Como é a sua ação na nossa pele? O que saber antes de escolher o seu? Afinal, pra que serve o sérum.

Por:
3 minutos |

O skincare se tornou uma febre nos últimos anos. Muitas pessoas que estavam acostumadas apenas a lavar o rosto e, talvez, passar protetor solar começaram a apostar em produtos diversos para cuidar da pele do rosto. Mas, se por um lado tem a turma das que estão sempre atentas às novidades do setor para experimentar já, por outro ainda tem uma galera que fica perdida em meio a tantas opções.  E um dos itens que costuma gerar confusão é o sérum. Se os cuidados básicos da pele são lavar, hidratar e proteger, onde ele se encaixa? 

O que é um Sérum? 

Sérum é um tipo de textura. Assim como pomada, creme, óleo e gel. A dele é bem fluida, sem nenhum traço de oleosidade. “Faz muito sucesso aqui no Brasil porque grande parte das pessoas tem pele oleosa”, diz a dermatologista Lilia Guadanhim, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Porém, os benefícios que ele traz para a pele vão depender dos ativos que carrega. 

+ Leia também: Neurocosmética, aromaterapia e o poder dos cheiros
+ Leia também: A pele pede socorro: sinais físicos de que o estresse está gritando

O sérum substitui o hidratante? 

A resposta é: depende. Lilia explica que alguns séruns têm ação hidratante, mas isso não é regra. “Dentro de um sérum pode haver ativos mais hidratantes como, por exemplo, o ácido hialurônico. Com isso, ele ajuda a fortalecer a barreira da pele, melhora a luminosidade e diminui a sensibilidade”, explica. 

Ativos recorrentes

No mercado, é muito comum encontrar séruns com vitamina C, que estimula a produção de colágeno, melhora a luminosidade e promove clareamento da pele, destaca Lilia. Outro ativo recorrente nessa textura é o retinol, que promove renovação celular, ameniza linhas finas, aparência de poros e manchinhas mais superficiais. Alguns séruns têm foco apenas em um tratamento, outros são multifuncionais, como os da Mina. 

Os séruns da Mina

Nosso Glow Diurno conta com um complexo antioxidante, garantindo mais viço para a pele, esqualano vegetal, que nutre e hidrata com leveza, e niacinamida, que estimula a síntese de colágeno, uniformiza e regula a oleosidade. Já o Glow Noturno leva prebióticos, que regulam o microbioma da pele, mix de ácidos combinados com extrato de limão e laranja para acelerar a renovação celular, ácido hialurônico e fucogel para ação hidratante e calmante, além de vitamina C nanoencapsulada. Por fim, o sérum S.O.S TPM une symcontrol care e ácido salicílico, que regulam o sebo e reduzem a inflação causada pela acne, ácido hialurônico e um combinado de ativos que preservam a barreira cutânea e oxigenam a pele. 

Mais lidas

Veja também