Qual é o melhor tênis para academia, funcional e dança? - Mina
 
Conteúdo patrocinado

Movimentar seu corpo nunca foi tão agradável – e seguro

Você acha que só existe tênis certo para os esportes de alta performance? Está enganada: funcional, dança e academia agora tem um calçado pra chamar de seu

Por:
4 minutos |

Não é novidade que praticar exercícios é uma das melhores maneiras de cuidar da nossa saúde física e mental. E olha que aqui nem estamos falando de correr uma maratona por dia ou treinar como um “pro”. Diversos estudos já comprovaram os benefícios que 15 a 30 minutos de atividades físicas por dia podem proporcionar ao corpo humano – entre eles, aumentar a saúde do cérebro e diminuir o risco de desenvolver demência

Treinos funcionais de força, por exemplo, ajudam a fortalecer os músculos, ossos e tecidos, enquanto os de cardio e condicionamento têm um efeito maior nos sistemas cardiovascular e respiratório. Dançar também já é considerado por muitos especialistas o melhor remédio para a saúde mental de pessoas com depressão, ansiedade e estresse crônico, funcionando quase como um propulsor de felicidade

Para quem tá com dificuldade de começar (a gente sabe que ela bate!) trouxemos histórias que são incentivo puro. Mas, antes, um detalhe fundamental: faz toda a diferença botar o corpo pra jogo com um tênis adequado.

Movimente-se com conforto, estabilidade e segurança

Novidade no mercado, o tênis CloudPulse, da marca suíça On, oferece conforto, estabilidade e amortecimento, o que o torna ideal para atividades como HIIT, funcional, musculação e dança – inclusive para quem não é profissional em nenhuma dessas modalidades.

O CloudPulse é leve e flexível e conta com a entressola de super espuma HelionTM, desenvolvida para oferecer um poderoso retorno de energia. Já na parte externa do tênis, a borracha de alta aderência aumenta a tração de movimento. Para completar a excelência do calçado, ele conta com a exclusiva placa Speedboard® da On, que garante suporte em qualquer movimento. 

“Usar um tênis direcionado para a atividade que você está praticando traz inúmeros benefícios e aumenta a performance, pois ele ajuda a conquistar os seus objetivos e a realizar os movimentos da melhor forma possível ganhando mobilidade, energia e impulsionamento”, conta Daniela Campos, Head de Vendas Brasil na On.

Se inspire e se jogue

A jornalista Esmeralda Angelica, de 27 anos, faz parte do clube das “recém-chegadas” na atividade física. Sua história é motivação pura. Ela começou a se exercitar em 2020, durante a pandemia. Depois disso, transformou o esporte em “um momento consigo mesma”, como ela diz. “Acredito fielmente no esporte como uma ferramenta de transformação de vidas”.

E para ela foi bem assim. A prática de atividade física ajudou a superar um luto que já durava 3 anos. “O esporte tem o poder de trazer consciência sobre o corpo e as necessidades dele. Estou mais atenta a coisas que antes passavam despercebidas”, diz. 

Não por menos: o esporte é um gatilho para diferentes processos químicos no nosso cérebro. A prática de atividades libera endorfina, um neurotransmissor que tem a função de aliviar a dor, reduzir o estresse e promover a sensação de bem-estar, e dopamina, outro neurotransmissor fundamental na regulação do humor, que influencia diretamente nosso estado emocional e bem-estar psicológico. 

Não existe cenário ideal

A médica Leila Luz D’Aprile, de 41 anos, também considera a prática regular de exercícios físicos um pilar de sua vida. “Entre erros e acertos, hoje digo que encontrei um equilíbrio entre o que meu corpo precisa para se manter saudável e minha vida permite para manter as outras áreas também saudáveis, como família, profissão, etc”, acredita.

Leila pratica exercícios de forma regular há 10 anos, mas no meio do caminho houve momentos de sedentarismo. Foi a maternidade que deu o empurrão que a médica precisava para ter constância e regularidade na atividade física. “Depois de ser mãe reformulei meus conceitos, aceitei o imponderável, desconstruí o cenário ideal para encontrar paz no caos e seguir uma jornada de responsabilidade comigo mesma. Entendi de uma vez por todas que a vida é pra quem se adapta e consegue achar o positivo de cada passo da jornada”.

Hoje Leila espalha a “palavra do exercício físico” e de seus benefícios também na vida profissional: “Costumo repetir para os meus pacientes que a atividade física é uma parcela muito importante na construção do estilo de vida saudável, pois a sensação de bem-estar que ela promove não é momentânea, ela dura horas e tem um efeito cascata. Pode ser o pontapé inicial para outras escolhas saudáveis de estilo de vida, como alimentação saudável e sono de qualidade,”.

Preparadas para suar?

Mais lidas

Veja também