4 dicas para criar espaços que nos fazem bem - Mina
 
Colunistas

4 dicas para criar espaços que nos fazem bem

Nossa colunista Stephanie Ribeiro desmistifica pontos polêmicos da decoração e traz ensinamentos valiosos pra criar ambientes gostosos de habitar

Por:
5 minutos |

Passei um mês estudando vários programas de decoração, nessa pesquisa me deparei com o “Motel Makeover” também conhecido como “Estilo a beira da estrada“, da Netflix.  Além de ser um entretenimento de primeira, ele traz várias discussões interessantes. O barato sempre sai caro? Pode usar planta de plástico? É bom pedir opinião dos outros? Pois inspirada nas dicas dessa série, resolvi desmistificar alguns pontos com os quais todos nós nos deparamos quando vamos ajeitar nossos espaços. 

DECORAR EM LARGA ESCALA E PEQUENA ESCALA É A MESMA COISA?

NÃO! A primeira coisa que me chama atenção no programa é que ele mostra como duas mulheres (April Brown e Sarah Sklash) decoraram seu primeiro hotel The June no estilo ‘faça você mesmo’, já que a meta é economizar. Só que depois, elas resolvem aplicar isso numa escala maior, em um outro hotel. Alerta vermelho: nunca se esqueça que dicas como usar spray e passar tinta em cima daquilo que não gostamos funciona quando você possui uma casinha e não quando precisa replicar várias vezes, como em diversos quartos de hotel. Dicas de como fazer algo em casa sem recorrer a profissionais da área podem ser aplicadas em pequena escala, e eu vou mais longe, recomendo que façam isso em espaços onde não vão passar muito tempo. Se você pretende ter algo mais permanente ou decorar um ambiente que vai ser usado por outros, tente ao máximo profissionalizar os serviços e não ache que estará perdendo dinheiro. Se você acabou de alugar um espaço, ou comprou, e quer dar um tapa rápido pra mexer de forma mais séria ali na frente: essas dicas são pra você. Mas se quer montar um restaurante, hotel, coworking: NÃO!

+ Veja também: Como mudar sua casa sem gastar nada!

Divulgação/Netflix

O BARATO SEMPRE SAI CARO?

Depende! Esse mês, por exemplo, comprei uma luminária pelo valor anunciado no ano passado. Fiz um ótimo negócio. No quesito decoração sempre é possível achar uma pechincha. Mas quando o assunto é qualidade de tintas, materiais para construção ou mesmo serviços, essa máxima não vale. Geralmente, qualidade pressupõe um preço que dificilmente conseguimos abaixar, fique atento, porque neste caso, o barato pode, sim, sair muito caro. Na compra de mobiliários e peças decorativas, é o contrário, assim como a série mostra, barganhar peças em brechós, bazares e feiras de usados é sempre um bom negócio. Em São Paulo, costumo ir muito no Bazar Samburá, que fica na Vila Mariana, e ali já encontrei peças muito legais que com um restauro profissional, ou mesmo com uma simples limpeza, podem ser usadas para decorar trazendo autenticidade.

Na compra de mobiliários e peças decorativas, barganhar peças em brechós, bazares e feiras de usados é sempre um bom negócio

Reprodução / Instagram @vanessalazzari

Esse, pra mim, é o ponto mais polêmico desta série: elas usam muita planta de plástico! Muita mesmo. Em hotéis, dificilmente você vai encontrar plantas nos quartos, elas durariam pouco e existiria uma demanda eterna em cuidar e trocar. Por isso, na série, a solução dada é o uso de muito plástico, mas vejam, elas usam esse tipo de planta inclusive na área da piscina. Eu não gosto, sinto que fica um ar muito artificial. E convenhamos: as de plástico também precisam de cuidados, elas podem ir perdendo a cor com a exposição ao sol e ficam empoeiradas, fora o fato de serem mais caras. Então, quer uma dica? Se for para ter poucos vasos, prefira aqueles com plantas verdadeiras. Se quer algo mais intenso no estilo “urban jungle”, aposte naquelas fáceis de cuidar (dicas aqui!) e procure um profissional. Agora, se seu foco é não ter plantas de verdade mesmo, aposte na estética mais artística como opções feitas de feltro que enfeitam a casa do BBB 2022, da artista Vanessa Lazzari ou arranjos de papel do Flores para os Refugiados.

+ Veja também 7 plantas que você não vai conseguir matar

GOSTO NÃO SE DISCUTE? 

Talvez, mas decoração sim! Se tem uma coisa que faz Motel Makeover valer muito a pena é a dupla April Brown e Sarah Sklash. Elas são divertidas e juntas ficam muito carismáticas. Mesmo achando que algumas de suas dicas não podem ser 100% aplicadas, ainda mais num contexto comercial, elas são ótimas e mostram algo que acho super importante: decorar é um ação conjunta. Ter a opinião de mais pessoas no processo ajuda a definir seu gosto e criar um ambiente que tende a agradar mais. Na hora de decorar um cômodo ou sua casa toda, ter um amigo ou parceiro de empreitada é uma ótima forma de agilizar o processo e contar com mais senso crítico decorativo. 

Divulgação/Netflix

Mais lidas

Veja também