Duas discussões rondam a Nutella, o creme de avelã mais consumido no mundo: a quantidade excessiva de açúcar – quase metade da receita – e o uso do óleo de palma. Essa matéria-prima é responsável pelo desmatamento em países como a Indonésia e a Malásia. Além disso, pode fazer mal ao organismo pela quantidade de gordura saturada.
Esse creme (delicioso, falemos a verdade) surgiu após a Segunda Guerra Mundial, quando Pietro Ferrero abriu uma loja de chocolates em Alba, na Itália, em 1946. Seu principal produto era a Supercrema, uma pasta de avelã com um pouco de cacau que seria a precursora da Nutella.
+ Veja também: Iogurte de coco caseiro para alegrar o intestino
+ Veja também: Três receitas de shot de imunidade para fazer em casa
Atualmente vendida em mais de 75 países, a Nutella é constantemente atacada por concorrentes, ambientalistas e políticos que responsabilizam a produção de óleo de palma (um dos principais ingredientes da Nutella) pelo desmatamento na Ásia. Em seu site, a empresa garante que todo óleo usado na produção vem de manejo sustentável.
Controvérsias e polêmicas à parte, a verdade é que o creme de avelã mais cobiçado do mercado também custa caro: cerca de 40 reais um pote com 650 gramas. Ou seja, motivos não faltam pra você fazer seu próprio creme de avelã com chocolate: é delicioso, fica mais barato e é extremamente gratificante – dá uma sensação de mestre cuca e Master Chef, sabe? A receita é fácil, não desmonta-se a cozinha e rende um belo pote de 600g.
Milhares de receitas
Basta fazer uma busca e você irá se deparar com uma infinidade de receitas de “Nutella verdadeira ou caseira”. Testamos algumas e a que chega mais perto da original não mistura nuts, é só o avelã mesmo, leva chocolate derretido, açúcar, baunilha e óleo de coco. Existe uma versão simplificada, inclusive no site Panelinha, onde você segue os mesmissimos passos, colocando apenas avelã e chocolate. Porém, a falta do açúcar e do óleo de coco mexe na consistência e, claro, deixa seu creme menos doce – maravilha para uns e terror para os menores de 18 anos no geral. A receita original de seu Pietro levava cacau, creme de avelã e leite, porém ao longo do tempo ele foi sendo modificado para atender aos mercados europeus.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de avelã descascadas e torradas
- ½ xicara de açucar mascavo
- 2 colheres de óleo de coco
- 1 colheres de extrato de baunilha
- 100g de chocolate ao leite derretido
Modo de fazer:
- A torra das avelãs é importante para que a castanha solte seu óleo. Use uma frigideira grande e torre no fogo baixo por cerca de 8 minutos.
- Passe as avelãs ainda quentes para um pano de prato limpo e esfregue com dois lados do pano.
- Vá processando as avelãs aos poucos. Elas vão passar por um estágio de farinha e cerca de 8 ou 10 minutos depois começará a virar uma massa.
- Então inclua o óleo de coco e o açúcar, continue batendo até formar uma pasta.
- Essa é a hora do chocolate derretido (microondas ou banho maria) e da baunilha.
- Bata. Bata. Bata muito! E você terá um creme mole que, quando esfriar, vai endurecer um pouco e virar a sua Nutella. Você pode levar o pote à geladeira por 15 minutos para acelerar o processo. Mas não deixe seu creme na geladeira, se não endurece demais!