Como transformar seu banheiro em um mini spa - Mina
 
Nosso Mundo / Reportagem

Como transformar seu banheiro em um mini spa

Plantas, iluminação e adeus aos azulejos: como transformar seu banheiro em um espaço aconchegante

Por:
6 minutos |

O banheiro é um espaço fundamental nos nossos rituais de cuidado do corpo e da mente. E, para quem é mãe ou mora com muita gente, acaba se tornando um refúgio sagrado com garantia de paz e silêncio, onde a gente se esconde do mundo para respirar fundo e conversar tête-à-tête com o espelho. Não é à toa que uma das tendências de bem-estar para este ano é investir mais nesse espaço, criando uma atmosfera aconchegante, como se fosse um mini spa em casa. Para ajudar a operar maravilhas e transformar seu banheiro burocrático num espaço bonito, aconchegante e inspirador, conversamos com a arquiteta Teresa Mascaro e com o designer Paulo Biacchi

O primeiro passo para se sentir bem nesse espaço é ele ser funcional. “Para isso, a infraestrutura precisa estar em ordem: banheiro impermeabilizado, livre de vazamentos, com registros funcionando e uma boa ventilação”, pontua a arquiteta Teresa Mascaro. Parece óbvio, mas fique de olho! 

E fez-se a luz

Para que qualquer ambiente fique aconchegante precisamos caprichar numa boa iluminação. Com o banheiro não é diferente. Algumas vezes, isso envolve ter mais de uma iluminação, uma mais clara e funcional para maquiagem, por exemplo, e outra mais fraquinha e aconchegante, para os momentos de spa. “Pode ser uma luminária pequena bem posicionada ou velas em um lugar bem seguro”, diz o designer Paulo Biacchi. Pra quem está fazendo o banheiro do zero, pensa na instalação de interruptores com dimmer. Mas isso não elimina a necessidade de uma fonte de luz acima do espelho que ilumine seu rosto sem sombras – ótima para elevar a autoestima no momento de skincare. 

Ducha é vida

Muita gente já sabe que não precisa de banheira para dar um relax no banheiro. O chuveiro tem ganhado status e vemos cada vez mais boxes super aconchegantes. Pra quem está podendo investir – e está preparado para uma reforma – dê adeus ao chuveiro elétrico. “Se o budget permitir, opte por um chuveiro a gás com uma ducha boa, tipo cachoeira. Afinal, o banho é o grande momento de bem-estar no banheiro”, diz Paulo. Vale cada centavo. 

Pia, bancada e organização

Para quem divide o banheiro, investir em duas pias é uma dica unânime! Ajuda muito no dia-a-dia da família ou do casal, permitindo que mais de uma pessoa possa cuidar da higiene pessoal ao mesmo tempo, sem correria nem brigas. Uma boa bancada é aquela que é fácil de limpar e o mais livre de objetos possível. E como organização e bem-estar andam de mãos dadas, um gabinete fechado para armazenamento é fundamental! Se não tiver gabinete, ou se precisar de mais espaço, vale a pena investir em um armarinho bonito garimpado em lojas de usados. Repare que a madeira nos móveis ou na marcenaria do banheiro é sempre uma boa escolha: ela quebra a frieza e traz aconchego. “Considere armazenar os ítens que você precisa deixar à vista como sabonete líquido e hidratante em dispensers de vidro. Dá uma uniformizada e contribui com um visual mais arrumado”, opina Paulo. 

crédito: Pedro Mascaro (@pedro.mascaro)

Ofurô (os orientais sempre souberam)

Para aqueles que querem o pacote completo: uma banheira é fonte certeira de relaxamento e bem-estar. A depender do espaço e da sua disposição, você pode optar por uma banheira tradicional, construir uma de alvenaria ou ainda instalar um ofurô. Hoje em dia, existem no mercado modelos de ofurôs de fibra que só precisam ser posicionados dentro do box – sem quebra-quebra ou qualquer tipo de instalação hidráulica. Não é à toa que eles têm dado muita bandeira em diversas casas por aí. Hit em banheiros orientais há muito tempo, os ofurôs de box podem dar o clima de mini spa que você sempre sonhou, sem as exigências de espaço e obra de uma banheira. 

Apague os azulejos

Na carona das mudanças sem quebrar nada, uma solução de alto impacto sem gastar muito é pintar os azulejos da parede ou do piso.”Dá até pra dizer adeus pro visual quadriculado e para as marcas de rejunte “masseando” o azulejo. Mas é preciso mão-de-obra especializada e material específico antes de entrar com a pintura”, diz Teresa. Ela conta que hoje em dia é possível considerar uma gama de revestimentos que substituem o tradicional azulejo com rejunte. “Rejunte é difícil de limpar e com o tempo invariavelmente fica sujo, encardido e mofado. Os revestimentos monolíticos como cimento queimado, micro-cimento ou Granilite não tem rejunte. São planos contínuos, resistentes à água e são muito mais fáceis de limpar, além de terem um visual mais leve e mais moderno”, arremata a arquiteta.

Não esqueça de vestir seu banheiro

Capriche em tapetinhos e toalhas bonitos e confortáveis. “Eles vestem o banheiro e são fundamentais pra te dar aconchego. Um banco ou uma banqueta também pode trazer um charminho super funcional na hora de se secar ou de fazer aquela massagem facial super relaxante”, diz Teresa. E quem disse que banheiro não é lugar de quadro? “Coloque alguns, crie uma linguagem que combina com você, isso vai aquecer o visual e dar personalidade pro seu banheiro”, ela garante. 

Cara de selva? SIM!

Natureza e banheiro dão um match perfeito. “Algumas plantas não precisam de muita luz e são ótimas para banheiro. Elas trazem esse clima perfeito de spa”, opina Paulo. E pode exagerar: coloque plantas no chão, no teto e nas paredes, coloque vasinhos em cima da prateleira ou na bancada. Tem uma muretinha: planta nela também! Onde quer que seja, elas trazem a natureza pra perto, quebram a frieza e encantam o olhar. Só não pode esquecer de cuidar!

Mais lidas

Veja também