Inbox: Precisamos falar sobre a menopausa
Para desmistificar o assunto, que ainda causa arrepio em muitas mulheres, Angélica recebe a atriz Mônica Martelli e a psicóloga Sâmara Irumé
A menopausa é o tipo de coisa importante que costumamos fingir para nós mesmas – e para todos ao redor – de que nada está acontecendo. Mas por que? É o que Angélica investiga no Inbox desta semana.
“Me pergunto por que nas redes sociais, na televisão, no SUS ou nos convênios não há nenhuma orientação e preparação para a menopausa?”, indaga Ieda Cristina, da nossa comunidade.
A atriz Mônica Martelli dá a letra: “Nós não estamos autorizadas a envelhecer. O envelhecimento para mulher é como se fosse um erro, uma falha nossa”. E a menopausa é vista como o que por aí? Atestado de velhice.
Isso deixa esse momento, que já é cheio de mudanças e conflitos, ainda mais desafiador. “Tem história de mulher que compra duas camisolas. Uma pra suar durante a noite e outra pra usar de manhã e esconder do marido que tá na menopausa”, conta.
“É importante normalizarmos a menopausa, porque ela é uma fase natural da vida”, defende a psicóloga Sâmara Irumé, dona do perfil Diário Menopausa. “Mas isso não significa que a mulher precisa aguentar no osso. Seja muito curiosa sobre o que está acontecendo no seu corpo e pratique a autocompaixão, isso muda o jogo”.