Quem quer salvar a espécie humana?
Talvez ainda dê tempo. O que precisamos é rever nossos hábitos e acreditar nos avisos que estão sendo dados. Vocês conhecem a história de Cassandra?
Cassandra é uma vidente que diz a verdade, mas ninguém acredita. Como aconteceu isso? Cassandra era irmã de Páris, aquele que raptou Helena e deu início a toda Guerra de Tróia. Ela era a mais linda Troiana e Zeus se apaixonou por ela. Para se entregar ao Deus, Cassandra negociou que o deus lhe daria o dom da profecia caso se entregasse a ele. Zeus fez sua parte, mas Cassandra se negou a deitar-se com ele. Furioso, o todo poderoso do Olimpo cuspiu na boca de Cassandra e a partir desse momento, ninguém acreditava nas profecias de Cassandra, mesmo que fossem verdadeiras.
Quem não come orgânico no Brasil, bebe 3 litros e meio de veneno por ano
Cassandra avisou, “Não! Não tragam esse cavalo de madeira para dentro de Tróia! Isso é um presente de grego!”. Os troianos, como sempre, não ouviram Cassandra, levaram o Cavalo de Tróia para dentro da cidade murada e, na calada da noite, enquanto os troianos dormiam embriagados e crentes que haviam ganhado a guerra… a barriga do cavalo oco de madeira se abriu e os guerreiros gregos incendiaram Troia e venceram a guerra.
+ Leia mais: Bela Gil: “Para a alimentação saudável ser acessível precisamos de política pública”
+ Leia mais: Ingrediente nutritivos, baratos e fáceis de plantar em casa
Imagina a agonia de Cassandra? Eu imagino… Outro dia um amigo de 28 anos me disse que está com diverticulite. Foi impossível não me lembrar de quantas vezes alertei sobre a cervejinha diária, a linguicinha maneira, o açúcar onipresente…
O costume de ingerir veneno diariamente está chocantemente normalizado! Sinto-me uma espécie de Cassandra vagando pela urbes e alertando sobre o óbvio:
Açúcar é veneno!
Açúcar alimenta todos os tipos de câncer! É por isso que injetam glicose na veia de quem vai fazer pet scan.
Álcool é açúcar líquido!
Tem que comer orgânico… Caro é remédio.
Quem não come orgânico no Brasil, bebe 3 litros e meio de veneno por ano!!
Não pode botar comida em pote de plástico.
Não pode beber água em garrafa de plástico… Pelo-amor-de-deus!
Plástico é veneno!! Para nós e para o meio ambiente.
Água que é tratada com cloro… cloro, minha gente, é um veneno!!
Comida não tem ingrediente, comida É o ingrediente!
Embalou? Desconfie.
Não consegue ler? Não coma.
E não, não precisamos salvar o planeta. O planeta já sobreviveu a muita coisa e vai sobreviver à nossa desastrosa passagem. O que ainda podemos tentar salvar é a espécie humana. Temos que salvar a nós mesmos dos nossos venenos.
Precisamos recriar hoje hábitos que um dia se tornarão poderosamente antigos
Quando eu falo e falo e falo… o que mais escuto, quando alguém se dá ao trabalho de me responder, é: “Ah, mas se a gente parar de fazer tudo que faz mal, não vai fazer mais nada, né??” E a minha resposta é: não! Existe um mundo lindo e saudável onde a água é alcalina (lembra do filtro de barro da sua avó com velas? Esse mesmo!). Um mundo onde as pessoas plantam dentro de casa. Plantar é o ato mais revolucionário de todos. Um mundo de potes de vidro. Um mundo onde a água é tratada com ozônio e não com cloro. Um mundo onde fazemos exercício para diminuir a angústia e ingerimos menos álcool para o mesmo fim. Nesse mundo não envenenamos nosso próprio alimento. Lá não tem epidemia de câncer, jovens adoecidos pelo sistema.
Esse mundo pode ser o nosso! Basta ouvirmos Cassandra e não trazer esses presentes de grego, muito bem embalados, para dentro do nosso reino, corpo sagrado. Nossa Troia murada pode seguir invicta! Digo isso para mim mesma todos os dias. Porque o sistema é poderoso e se infiltra pelas nossas falhas. Mas podemos nos reinventar, recriar hoje hábitos que um dia se tornarão poderosamente antigos.
Experimenta! Por um dia ou dois… quem sabe uma semana? E quem sabe por uma longa e linda vida inteira!