Quer combater o racismo? Dê oportunidades para pessoas pretas
Ser agente de transformação é abrir portas. Dandara Pagu destaca a importância de dar espaço para pessoas pretas no combate ao racismo
Neste mês de novembro, mês da Consciência Negra, Dandara Pagu destaca uma atitude que realmente pode ser transformadora na luta antirracista, que é oferecer oportunidades a pessoas pretas. Ela conta sua própria história de exemplo. “Não tenho ensino superior e tenho uma super defasagem na escrita, mas sei que tenho oratória. Em algum momento, alguém percebeu isso, deu vazão e voz e hoje sou quem eu sou”.
São quatro anos ganhando fazendo trabalhos com multinacionais gigantes que procuram Dandara justamente por sua forma de se comunicar. “Óbvio que elas têm um recorte do que vou entregar enquanto pessoa com vivências que, infelizmente, foram bem tristes por causa do racismo. Por morar na favela. Tudo isso que já me foi muito violento. Mas outras pessoas olharam para mim com o olhar de ‘sim, ela pode fazer’ e, hoje, comprei uma casa”.
Dandara se emociona ao agradecer a todos que abriram portas para ela e fizeram ela mesma perceber tudo que é capaz. “Hoje eu me sinto muito esperançosa de dias melhores. Hoje eu tenho visto o quanto eu posso fazer e ser mais do que me é proposto desde que nasci”, diz. “Hoje eu quero agradecer a todos que me deram oportunidades. Posso falar sem dúvidas que toda pessoa que sofre preconceito deseja isso: oportunização”.