Cuidado com a mania de arrumação  - Mina
 
Nosso Mundo / Reportagem

Cuidado com a mania de arrumação 

Algumas pessoas não conseguem relaxar até ter a casa toda arrumada, mas a psicóloga Bruna Krug Lima conta por que um pouco de bagunça faz bem

Por:
3 minutos |

Você é o tipo de pessoa que não relaxa se tem louça na pia, cama desarrumada ou roupa jogada no chão do quarto? São vários os motivos pelos quais algumas de nós simplesmente não consegue parar enquanto todas as tarefas da casa não estiverem em dia. Mas vamos pensar juntas sobre algumas destas hipóteses e aí desse lado você pode ver se vai se encaixando na reflexão.

Buscar mais estrutura e ordem na casa pode ser uma forma de tentar retomar o controle, sabia? Algumas pessoas possuem uma necessidade de ter tudo arrumadinho porque isso impacta no jeito como elas se sentem sobre seu mundo interno. Quase como “se a casa está arrumada, eu também me sinto arrumada”. 

Casa precisa de vida!

Então, a busca por ordem externa reflete na verdade uma tentativa de busca por ordem interna. Confesso que sou desse time. Uma vez precisei ouvir da minha psicóloga que em casa que é arrumada demais, não cabe vida! Acho que nunca vou esquecer disso. Hoje quando vejo os brinquedos do meu cachorro espalhados pela sala e sinto uma pontinha de pressa para arrumar tudo, lembro dela. 

Não tem problema gostar de uma casa arrumadinha, mas precisamos aprender a também acomodar dentro e fora da gente algum nível de bagunça. A vida não é tão “arrumada” e “em ordem” como gostaríamos ou achávamos que seria. Então por que nossa casa seria? 

Com sorte, teremos uma pia cheia de louça pra lavar depois de um jantar com pessoas queridas

A busca por bem-estar e conforto no lar precisa também dar espaço para as “baguncinhas” desse lar cheio de vida. Com sorte teremos louça para lavar depois de um bom jantar ter sido servido e dividido com nossas pessoas queridas. Com sorte ao fim do dia também encontraremos um sofá com manta e almofadas bem usadas e afofadas pelos nossos animaizinhos de estimação. E com mais sorte ainda saberemos apreciar nossa casa sem a necessidade extrema de que ela sempre esteja de determinada maneira para que possamos enfim descansar

O problema está no excesso

Além disso, algumas de nós foram ensinadas que só somos merecedoras de descanso após fazermos tudo o que precisa ser feito. Primeiro o dever, depois a diversão. Quantas vezes vocês ouviram isso?

Saber parar e priorizar o descanso quando necessário não é um problema, mas sim a solução para a exaustão. As regras da casa são as nossas, mas precisamos atualizar elas dentro da gente. Do contrário, talvez estejamos seguindo as regras das pessoas do nosso passado. E talvez as regras dessas pessoas e daquele tempo não façam tanto sentido para o nosso lar de agora.

+ Leia também:
+ Leia também:

A busca pela perfeição pode estar em tudo, até em quantas vezes passamos o pano no chão ou esticamos o lençol da cama. Casa limpinha é uma delícia, o problema está no excesso e no quanto não nos autorizamos a alegria sem que antes a gente cumpra todos os itens de uma lista que na verdade é infinita. 

Que sua casa seja o lar que você merece e com toda a vida que você for capaz de suportar

Nossa casa reflete muito do que somos e sentimos. Você tem espaço para bagunça? Ou você vive limpando todos os cantinhos? Ou talvez você é o tipo de pessoa que tropeça no tapete que aparentemente esconde aquilo que você não quer encarar? Você é capaz de descansar e confiar no seu comprometimento de fazer o que precisa ser feito depois? 

Olhe para sua casa com a mesma gentileza, curiosidade e abertura que você olha para tudo que sente e pensa. Desejo que sua casa seja o lar que você merece e que contenha toda a vida que você for capaz de suportar. A vida nos bagunça, então entra e repara na bagunça!

Mais lidas

Veja também