Como limpar o vibrador do jeito certo - Mina
 
Seu Corpo / Reportagem

O jeito certo de limpar seu vibrador – pelo bem da sua ppk

Higienizar bem o seu vibrador é importante para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Afinal, queremos ele seja sempre uma fonte de prazer, não de infecções genitais

Por:
3 minutos |

Depois de chegar ao orgasmo, vem aquele relaxamento gostoso no corpo todo. Levantar da cama (ou de onde você estiver) para ir limpar seu vibrador, sugador de clitóris ou outro brinquedo sexual provavelmente é a última coisa que passa pela sua cabeça, mas esse esforcinho é fundamental para a sua saúde íntima. 

“A limpeza precisa ser feita depois de cada utilização e antes de usar o brinquedo novamente”, explica Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e sexóloga da Clínica Mantelli. Ficou claro? Usou, limpou – imediatamente. Vai usar de novo? Limpa mais uma vez antes de começar a brincadeira. 

O cuidado é para evitar guardar o brinquedo com vestígio de secreções ou fluidos corporais. “Esse material orgânico abriga e ajuda a proliferação de germes, fungos e bactérias, que podem causar infecções genitais”, complementa Helga Marquesini, ginecologista e sexóloga do núcleo de medicina sexual do Hospital Sírio-Libanês. E não adianta só passar um lenço umedecido, tem jeito certo de lavar.

O que usar para limpar o vibrador?

Para fazer a limpeza adequada de cada brinquedo, é preciso levar em consideração o material utilizado e o tipo de revestimento do vibrador, então no manual costuma vir essa informação, como pontua Erica. Porém, o mais comum é que a dupla dinâmica composta por água corrente em temperatura ambiente e sabonete antibactericida faça um bom trabalho de forma geral.

“Desmonte o que pode ser desmontado e limpe muito bem superfícies irregulares, como entradas e buracos”, destaca Helga. Cotonetes e escova de dente com cerdas macias, usada exclusivamente para higienização dos brinquedos, ajudam na limpeza mais refinada das partes de difícil acesso. 

Há, ainda, limpadores próprios para os brinquedos que podem ser utilizados, mas cuidado para não aplicar substâncias abrasivas, que podem danificar o revestimento dos vibradores. Se a camada externa do brinquedo tiver algum buraco, pode acumular secreções e fluidos corporais e ser o ambiente perfeito para os microrganismos danosos para a saúde genital. 

Outro ponto fundamental: só guarde seu vibrador quando ele estiver totalmente seco. “O ideal é repousá-lo em uma toalha ou papel limpo e deixá-lo secar naturalmente, porque nem sempre temos acesso a todas as partes do brinquedo para secar com um pano”, orienta Helga. 

Como guardar o vibrador?

Não dá para deixar o seu fiel escudeiro jogado em qualquer lugar. Como é um acessório que fica em contato com partes sensíveis de nosso corpo, o vibrador também precisa ser armazenado corretamente. Se não, toda a higienização vai por água abaixo. 

Armazene o vibrador em um lugar seco. Ambientes úmidos, como o banheiro, são os favoritos para a proliferação de bactérias, fungos e germes. Também é importante que ele fique longe do sol, que pode danificar o produto. “Se possível, guarde dentro de um saquinho para protegê-lo também da poeira”, diz Helga. 

Mais lidas

Veja também