Seu Trabalho

Como encaixar exercícios numa rotina louca de trabalho?

Renata Brandão, CEO de uma das maiores produtoras audiovisuais do país, responde como equilibrar a rotina insana de trabalho e a prática regular de exercícios

Seu Trabalho / Pergunta Pra Chefa Por:
3 minutos

“Tenho uma rotina super longa e louca, como faço pra encaixar hábitos saudáveis, como praticar atividade física nessa correria?” – C.P.S., produtora cultural  

Resposta de Renata Brandão*

Imagine a vida da CEO de uma grande produtora audiovisual que cria, produz e distribui séries, filmes e outros conteúdos para várias as plataformas do Brasil. O dia já começa com a caixa de emails cheia, o telefone não para e a agenda está sempre lotada de reuniões e eventos. Além da demanda insana que só vai acabar bem depois do horário comercial, tem a ponte aérea constante entre São Paulo e Rio de Janeiro – isso sem falar em outras viagens esporádicas. Pois essa é a vida da executiva Renata Brandão, que ainda arruma fôlego e tempo para encaixar uma rotina consistente de prática de esportes, que vão desde ciclismo até patinação, passando por corrida, natação e ioga. 

+ Veja também: Como equilibrar maternidade e carreira?

É por isso que ela é perfeita pra responder essa pergunta. Ela manda na lata: “não tem segredo. É muita disciplina mesmo”. E completa: “O autocuidado é essencial numa rotina de trabalho como a minha, no papel que eu estou de liderança, em que a rotina é super puxada e cheia de demandas. É imprescindível ter um espaço de conexão comigo mesma e com a natureza.” 

“O autocuidado é essencial numa rotina de trabalho como a minha. Me faz muito bem. E quando estou bem, fico bem com todo mundo” 

No comando da Conspiração (produtora responsável por filmes como “Vai Que Cola”, “Eu Tu Eles” e “Dois Filhos de Francisco” e a série “Sob Pressão”) desde 2017, a executiva encaixa os treinos nessa agenda maluca madrugando. “A necessidade do exercício pra mim é sempre de manhã”, conta. Isso significa acordar às 4h da manhã algumas vezes. “Eu faço questão de acordar cedo para poder ter esse tempo para mim, porque eu sei que quando a correria do trabalho começa, não para mais.” É nesse horário que ela diz “tirar férias, todos os dias, para ver o sol nascer, nadar, pedalar, ou fazer um exercício funcional.” Vale o esforço? Sim: “Me faz muito bem. E quando eu estou bem, eu consigo estar bem com todo mundo.”

Ela admite que tem hora que o cansaço bate. “Mesmo assim, eu acho que descanso mais acordando cedo e vendo o dia nascer do que deitada dormindo até um pouco mais tarde.” Quando as viagens ou outras coisas atrapalham a rotina, ela conta que o corpo e o astral sentem. “Acho que a palavra é disciplina do autoamor, né? É esse autocuidado.”

*Renata Brandão está há 14 anos na Conspiração. Iniciou sua carreira na empresa como assistente de produção. Em 2015 tornou-se diretora presidente de negócios da produtora até assumir o cargo de CEO em 2017.

Veja também