Cinco verdades que você precisa encarar para trabalhar com equilíbrio - Mina
 
Conteúdo patrocinado

Cinco verdades que você precisa encarar para trabalhar com equilíbrio

Cada vez mais pessoas estão embarcando no formato híbrido de trabalho – o que traz ótimas possibilidades, mas também alguns desafios. Novotel quer ser parceiro de quem está passando por essa transição.

Por:
5 minutos |

A relação com o trabalho vem se transformando intensamente nos últimos tempos, principalmente no que diz respeito ao formato. Veja só: hoje, 57% das empresas brasileiras preferem o esquema híbrido, que alterna entre casa e escritório, revelou o Índice de Confiança Robert Half, divulgado em junho. Se por um lado traz mais flexibilidade para os colaboradores, por outro pode deixar ainda mais tênue a linha entre vida pessoal e profissional se alguns cuidados não forem tomados. 

 “O trabalho ocupa tanto o nosso tempo que acaba fazendo com que a nossa identidade esteja presa a ele”

Novotel vê com bons olhos essa mudança e quer ser um aliado para quem busca novas formas de trabalhar. Começando pela questão de estrutura. Unidades espalhadas por todo o Brasil contam com espaços de trabalho chamados Wojo (criado para toda a rede Accor). “A gente acredita cada vez mais no formato híbrido”, diz Rodrigo Mangerotti, gerente do Novotel Savassi, em Belo Horizonte. “Você pode estar aqui de lazer e precisar de uma sala privada para uma reunião ou vice e versa – vir a trabalho e aproveitar as comodidades do serviço hoteleiro.” E para quem está com dificuldades de encontrar equilíbrio emocional nesse novo cenário, aqui vão cinco verdades transformadoras:  

1. O controle é uma ilusão 

Tentar se organizar para dar conta de tarefas diversas é importante. O que não dá é para se sobrecarregar e entrar em um ciclo de insatisfação por não ter conseguido riscar toda a lista de tarefas. “A gente fica ansioso querendo dar conta de tudo, como se toda a empresa dependesse única e exclusivamente de nós”, comenta a designer organizacional Maíra Blasi, que acredita que cronogramas em planilhas podem funcionar, desde que não sejam vistos como algo determinante. “É preciso partir do pressuposto que a vida é adaptativa. Planejamos o que dá, mas faz toda a diferença entender que naturalmente as coisas podem sair do previsto – e tudo bem”. 

2. É preciso conforto e local adequado para o trabalho fluir

Iluminação inadequada, concentração prejudicada por interrupções, instabilidade no sinal de internet, cadeira desconfortável… São muitos os problemas ambientais que podem atrapalhar o fluxo de trabalho e elevar o nível de estresse. Ter uma estrutura adequada faz toda a diferença no bem-estar do trabalhador – e ainda contribui para aumentar a produtividade de forma saudável. Está difícil atuar de casa ou precisa de um espaço confortável para trabalhar numa viagem? Os espaços Wojo podem ser a solução. São três opções de formatos: o Room Office é um quarto adaptado em formato de escritório para até duas pessoas e a Sala Privativa tem a partir de três estações de trabalho para uma equipe maior – ambos com reservas diárias, semanais e mensais. E tem também o Wojo Spot, que fica nos cafés, lobbies e restaurantes para quem vai sozinho ou precisa encontrar um cliente. Todos com wi-fi, estacionamento, banheiro e outras facilidades.

+ Leia também: 6 formas energizantes de cuidar de você no inverno
+ Leia também:O que é responsabilidade afetiva e como ela pode melhorar a sua vida

3. O trabalho não pode ser o centro da sua vida

Além da parte da grana, que é superimportante, trabalhar também contribui para o nosso senso de comunidade e é uma forma que muita gente encontra de se sentir útil. Mas não podemos esquecer que a vida vai muito além da carreira. “O trabalho ocupa tanto o nosso tempo que acaba fazendo com que a nossa identidade esteja presa a ele”, avalia Maíra. A especialista acredita que hobbies são fundamentais para sair desse eixo de vez em quando. “Eu, por exemplo, toco saxofone em um bloco de carnaval. Isso me dá outras preocupações e experiências que me completam como indivíduo.” Isso sem falar dos nossos relacionamentos. Dar atenção e conviver com a nossa família, amigos e interesses amorosos é essencial – não só aos finais de semana. 

4. Nem sempre trabalhar com o que se ama é a solução

Como a gente passa grande parte da semana trabalhando, muitas pessoas acham que exercer uma atividade que ama ou trabalhar no lugar dos sonhos é a resposta para a felicidade. Cuidado! Maíra alerta: essa visão faz uma galera tolerar coisas que não deveria, como baixos salários e missões recorrentes fora do horário de trabalho, em nome desse amor. “Você pode acabar se perdendo e ultrapassando seus limites por conta disso”, frisa. Pode ser muito mais fácil deixar as obrigações para trás, junto com o fim do expediente, e se jogar nas outras áreas da sua vida quando encaramos a nossa ocupação apenas como uma fonte de renda.

5. É preciso saber a hora de descansar e se divertir 

Descanso não deve ser visto como recompensa, já que é essencial para a nossa saúde e bem-estar. Para se ter ideia, um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde no ano passado, mostra que trabalhar mais de 55 horas por semana aumenta os riscos de infarto e parada cardíaca. Prova de que o corpo precisa de um pouco de lazer e calmaria para se recuperar. Por isso, é fundamental determinar um limite de horas para trabalhar, mesmo nos dias em que a coisa pega. Reservar uma das áreas Wojo do Novotel pode ajudar nessa parte, já que você pode aproveitar as pausas nos espaços In Balance, que incluem piscina e academia – e ficam pertinho. Fazer uma reserva em uma das unidades do hotel para passar a noite, o final de semana ou o tempo que desejar também pode ser revigorante.

O Novotel é uma marca de hotéis da Accor e possui mais de 400 hospedagens em 60 países. Sempre situados no coração de cada cidade e adaptados às suas viagens tanto profissionais como de férias

Mais lidas

Veja também