A nossa postura está diretamente ligada ao nosso bem-estar. E isso não tem a ver só com não sentir dores e outros possíveis desconfortos. A forma como nos postamos influencia também a nossa mente. Quer ver? Estufe o peito, coloque as mãos na cintura, estique os ombros e olhe para a frente. Essa é a postura da super-heroína. Basta ficar nesta posição por alguns segundos para ter mais autoconfiança. É sério! Quem assistiu à série Grey’s Anatomy, lembra da neurocirurgiã Shepherd que se preparava assim para situações desafiadoras, como cirurgias arriscadas ou apresentações em público. E até poderia ser coisa só da ficção, mas as pesquisas comprovam que funciona de verdade.
“Quando a gente melhora a postura, o diafragma volta pro lugar e a gente respira melhor”
Em 2010, as psicólogas estadunidenses Amy Cuddy, Dana Carney e Andy Yap realizaram a pesquisa Power Posing (“pose de poder”) sobre comunicação não-verbal. Foram retiradas amostras da saliva de dezenas de estudantes que ficaram por dois minutos na postura. O objetivo era medir os níveis de cortisol (hormônio responsável por controlar o estresse) e de testosterona. O resultado foi surpreendente: o hormônio do estresse abaixou e o sexual elevou, revelando que os participantes se sentiram poderosos e dispostos a tomar decisões com mais tranquilidade.
“Psicologicamente, a gente tem dois estados sobre tensão: luta ou fuga. Ou seja, ou você adota uma postura de herói ou adota uma postura de quem vai fugir, de quem está acuado”, explica a fisioterapeuta e especialista em neurociência e comportamento Luana Galdino. “Quando uma pessoa está meio tristinha e você diz ‘levanta essa cabeça!’. Só de fazer esse movimento, ela já muda completamente as informações físicas da mensagem que o corpo envia para a cabeça dela”.
+ Veja mais: A yoga da raiva pode mudar a sua vida
+ Veja mais: Rebolar faz bem pra saúde
Então, são dois paralelos. Em situações como medo, vergonha, timidez excessiva, exaustão, depressão, baixa autoestima ou até em casos de dores físicas, é natural encolher o corpo e andar com os ombros arqueados. Já os movimentos de expansão tendem a habitar pessoas que convivem bem com seu corpo, falantes e expressivas, fisicamente ativas, bem humoradas… Automaticamente, elas andam mais alongadas.
Como melhorar a postura
De todo modo, nos dois casos, existe um anti-herói jogando contra o corpo: a gravidade. Independente do seu peso, gênero ou altura, essa força é sempre a mesma – e a postura é o que alinha a nossa estrutura física em relação a ela. Buscar formas de se manter ativa ajuda a prevenir problemas na coluna. A educadora física Karol Camargo, dona de um estúdio que leva seu nome, dá a letra: crie motivos para se levantar ao longo do dia, como buscar água, ou ative lembretes no celular para dar uma voltinha. Prefira subir escadas sempre que possível e alongue o corpo para liberar as tensões da rotina.
No entanto, se você já tem problemas de postura, existem caminhos para resolver – e é melhor ir atrás antes que surjam lesões e dores. Algumas técnicas efetivas são:
- RPG: Reeducação Postural Global é uma técnica de fisioterapia que busca promover o equilíbrio entre as forças musculares que compõem o corpo humano.
- Pilates: conjunto de exercícios realizados no solo ou em aparelhos específicos. Ideal para quem perdeu a flexibilidade com o tempo.
- Quiropraxia: técnica de diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema músculo-esquelético, principalmente da coluna vertebral.
- Osteopatia: técnica de medicina alternativa que utiliza a mobilização e manipulação das articulações e dos tecidos moles.
- Equoterapia: especialidade da fisioterapia que utiliza o movimento da marcha do cavalo para proporcionar movimento terapêutico no corpo humano.
- Caminhadas: atividade que auxilia na circulação sanguínea, ajuda as articulações e reduz o risco de doenças cardíacas.
- Kemetic yoga: sistema de yoga inspirado nas posições dos hieróglifos egípcios das paredes dos templos do antigo Kemet. Elas evocam a força dos Deuses.
“Postura é poder! Quando a gente melhora a nossa, parece que pode tudo. O diafragma volta para o lugar e a gente respira melhor. Respirar bem faz a gente falar bem e acreditar que pode mais. As pessoas te veem melhor quando você está com ela alinhada. Até quando você chega em um lugar você mostra para o que veio com a postura,” destaca a fisioterapeuta Daniela Alves, do Centro de Equoterapia Vila das Palmeiras. Agora levanta a cabeça que o poder é todo seu!