Saiba o que comer no carnaval para ter energia - Mina
 
Seu Corpo / Reportagem

Bloco da energia lá em cima: o que comer para curtir bastante o Carnaval 

Bora manter o bem-estar na comissão de frente dos dias de folia? Nutricionistas dão dicas de como cuidar da alimentação com praticidade durante o Carnaval

Por:
3 minutos |

Para quem gosta de folia, purpurina, samba e fantasia, a melhor data do ano está logo ali: o Carnaval. São quatro dias de pura festa pelas ruas do país e o segredo para ter energia e saúde de sobra para dar conta de tanta curtição é cuidar da alimentação. Quer uma ajudinha? Especialistas dão todas as dicas para ter forças para celebrar com entusiasmo e fugir do piriri e da ressaca. 

Abre Alas 

Regra número um: nada de sair de casa sem estar  bem alimentada. “Seja café da manhã ou almoço, uma refeição completa será capaz de fornecer toda a energia que o folião vai precisar”, diz Thaynara Fernandes, nutricionista clínica aprimorada em transtornos alimentares. Para isso, é importante incluir carboidratos, proteínas e gorduras. Ao mesmo tempo, evite alimentos muito pesados e de difícil digestão, pois você não vai querer se sentir empanturrada no meio do agito e do calor – o que pode gerar mal-estar. 

A nutricionista esportiva Yakini Ribeiro da Silva sugere combinações perfeitas para apostar antes de aguentar horas e horas de festejo. 

Café da manhã

Opção 1:
Pão integral + ovos mexidos + fruta 

Opção 2: 
Tapioca/Crepioca com queijo + atum + suco natural (sugestão: laranja) 

Almoço

Opção 1: 
Arroz integral + peito de frango + cenoura e abobrinha + alface ou agrião + fonte de vitamina C (laranja, abacaxi, acerola, uva ou tangerina)

Opção 2:
Macarrão integral + carne moída + tomate e beterraba ralada + rúcula ou couve + fonte de vitamina C (laranja, abacaxi, acerola, uva ou tangerina)

Alegoria dos lanchinhos 

Não é porque se alimentou bem antes da farra que pode esquecer da comida ao longo do dia. Leve na pochete alguns petiscos para recarregar as energias – eles devem ser leves, de carboidratos simples, pois são as melhores opções para gerar um pico glicêmico. Barrinhas de cereais  ou de proteínas, frutas secas e sementes de abóbora são boas apostas. Mas se quiser parar na lanchonete, Yakini tem outras sugestões: “alimentos como bananada,  goiabada, pão de queijo e até suco de laranja são boas opções para dar aquele up de energia”.

+ Leia mais: Tendências de bem-estar que vão bombar em 2023
+ Leia mais: Usar lubrificante é normal e deixa o sexo ainda mais gostoso

Unidos do Piriri 

Também tem os alimentos que se deve evitar para não acabar com dor de barriga ou indisposição. Thaynara destaca que é melhor deixar para lá lanches gordurosos como fast food, pastel e hot dog. “A gordura tende a demorar para fazer digestão e comprometerá o desempenho do folião.” Yakini acrescenta que alimentos industrializados devem ficar fora do cardápio do folião. “Salgadinhos, bolachas recheadas e biscoitos não vão te dar uma boa qualidade nutricional.”

Turma do Funil 

Difícil resistir ao exagero alcoólico nessa época do ano? Tudo bem, mas é bom tomar cuidado para não ficar baqueado com a ressaca do dia seguinte. Para isso não acontecer, intercale a bebida alcoólica com água. “O álcool desidrata por si só e, no calor, ainda mais. Tenha comprometimento com o consumo de água entre um copo e outro”, defende Thaynara. Água de coco e sucos naturais também são um ótimo complemento!  E, como saco vazio não para em pé, evite beber com a barriga vazia. 

Mais lidas

Veja também