Iogurte feito em casa para incrementar o café da manhã ou garantir o lanchinho da tarde acompanhado de granola ou frutas. Que tal? Essa receita é sem leite, sua base é a polpa do coco verde – ideal para quem segue dieta vegana ou é intolerante à lactose. Com propriedades probióticas, ele ajuda a restaurar a flora intestinal e a prevenir problemas digestivos. Só benefícios!
Ingredientes
Polpa de 6 cocos verdes
Água de coco à gosto
Modo de preparo
Adicione no liquidificador as polpas de coco e adicione um pouco da água da fruta – a quantidade depende da consistência do iogurte que você deseja. Quanto mais molinho, mais líquido precisa. Pode ir adicionando aos poucos para testar. Depois é só bater!
Em seguida, despeje a mistura em um pote de vidro. É importante ocupar só a metade do recipiente, porque ele vai gaseificar e crescer. Pode dividir em vários potinhos se preferir. A fermentação acontece pelas próprias leveduras e bactérias do coco, que reagem ao açúcar natural da fruta.
Tampe bem e depois reserve em um local escuro por cerca de 20 horas. Se estiver frio, pode demorar mais, mas no calor, esse processo se acelera. A textura fica airada e o sabor é azedinho, tipo de coalhada.
+ Leia também: Três receitas de shot de imunidade para fazer em casa
Dicas de como servir
Para dar uma adocicada no iogurte de coco, vale adicionar mel ou geleia. Frutas e granola também são ótimos acompanhamentos. Mas a criatividade é quem manda! Iogurte na torrada com especiarias, como ingrediente de algum prato… Você quem manda. É saudável, saboroso e o corpo agradece.