Você tem amigos negros?
O racismo estrutural infelizmente está nas entranhas da nossa sociedade e isso acaba refletindo nos mais diversos setores da nossa vida. Mas cabe a todos transformar essa condição.
Neste mês da Consciência Negra, nossa colunista Dandara Pagu tem uma pergunta: você tem amigos negros? Não vale funcionário, nem conhecido. Amigo mesmo, aquele que você compartilha as suas confidências e aproveita os bons momentos. Caso a resposta tenha sido “não”, você sabe dizer o porquê disso?
Dandara explica que, provavelmente, a falta de pessoas negras no seu círculo íntimo é reflexo do racismo estrutural. “É sobre uma sociedade que cresceu em cima da ideia de que pessoas pretas não deveriam ter oportunidades, nem circular em certos grupos”, diz. E falar sobre isso é importante para provocar reflexão e propor mudanças.
Nossa colunista bate na tecla das amizades porque acredita que é convivendo com pessoas negras que as brancas conseguem sentir e entender de perto o que quem tem a pele escura passa na nossa sociedade. Isso aumenta a empatia. Também é fundamental, se for do seu alcance, dar oportunidades de trabalho para que pessoas pretas assumam cargos de liderança e ajudem a transformar o sistema. “A minha ascensão social me deixa solitária, porque sinto que só eu estou nesse lugar de privilégio”, desabafa.
E não é só no mês de novembro que esse assunto deve ser debatido. O racismo precisa ser combatido diariamente e todos devem colaborar. “Nós temos 500 anos com o povo sendo escravizado e, há pouco mais de 100, que estamos de igual para igual. Então precisamos, sim, ser fortalecidos e ter aliados como você, sendo preto ou branco, para acabar com ele um dia”.