Você sabia que as mulheres têm um hormônio facilitador das amizades? - Mina
 
Seus Relacionamentos

Você sabia que as mulheres têm um hormônio facilitador das amizades?

Isso derruba o mito da rivalidade feminina e nos coloca um passo à frente no checklist da saúde mental - porque já sabemos que relações saudáveis são fundamentais para viver bem

Por:
4 minutos |

Que a amizade entre mulheres é preciosa e inspiradora a gente já sabia. Que a gente tem mais facilidade de cuidar dos laços dos que os homens, também já estava óbvio. O que é novidade é que tem uma explicação fisiológica para essa nossa facilidade. 

Um estudo da Universidade da Califórnia, revisitado recentemente e citado por diversos especialistas, mostra que em momentos de tensão, pessoas sexo feminino produzem uma grande quantidade de ocitocina, um hormônio que ajuda a regular nossas emoções e provoca sensação de apego, o que, segundo a pesquisa, nos faz correr para o abraço de uma amiga querida. Esse é o mesmo hormônio do parto, não por acaso apelidado de hormônio do amor.

E, se acontece na vida, a gente vê também na tela. Na clássica série Desperate Housewives, por exemplo, as protagonistas sempre tentam se virar sozinhas, mas quando a coisa aperta, elas procuram pelas amigas ao invés dos maridos. Quer calmante mais natural do que um abraço coletivo?

Além do fator biológico, manter a admiração e o carinho recíprocos numa longa relação entre amigas pode também ser um processo de autoconhecimento e aprendizado, afinal, ninguém aguenta mais essa ideia machista de que mulheres devem competir o tempo todo. Quem dera Joan Crawford e Bette Davis tivessem se dado uma chance. Conhecidas como protagonistas da maior rixa de todos os tempos de Hollywood, as duas atrizes foram estimuladas a serem rivais durante a vida inteira. E pra quê? Para que os estúdios lucrassem com fofocas, como mostra a série biográfica Feud.

E se nos anos 1960 a moda era jogar uma mulher contra a outra, hoje o melhor a fazer é discutir a relação com as amigas para não cair nessa cilada. Afinal, existe a terapia em casal e a terapia familiar, mas o divã para as amigas normalmente é o sofá de casa ou a mesa do bar.

“A amizade feminina pode ser muito benéfica, principalmente quando cada parte aprende a fortalecer seus pilares individuais.”, aponta a psicoterapeuta Stefanny Bauman. “Às vezes é saudável permitir períodos de afastamentos e retomadas da amizade, sempre mantendo o amor e o respeito mútuos e aceitando o fluxo natural da relação.”

+ Leia mais: Tabata Amaral: “Tabu a gente quebra falando”
+ Leia mais: É mais seguro fazer xixi sentada ou agachada no banheiro público?

Ou seja, está estressada? Reage, mulher! Bota um cropped e vai visitar a melhor amiga. Aproveita e leva essa lista de filmes e séries para vocês verem juntas.

Série: Coisa mais linda

Coisa mais linda (Netflix)

Ambientada no Rio de Janeiro dos anos 1950, a série fala do poder da amizade feminina numa época em que as mulheres tinham pouquíssimos direitos.

Série: Big little lies

Big little lies (HBO MAX)

Cheia de mistérios, Big Little Lies explora temas como maternidade, rivalidade feminina e a importância de as mulheres somarem forças umas às outras.

Filme: Já sinto saudades

Já sinto saudades (HBO MAX)

Acompanhando diversas fases de uma forte amizade, desde a infância até períodos de crise extrema, esse é o típico filme para chorar e refletir sobre a potência da cumplicidade feminina.

Filme: Tomates verdes e fritos

Tomates Verdes Frito (Amazon Prime)

Um clássico dos anos 1990 definido pela frase “ela é minha amiga e eu a amo”, o filme conta a história da amizade incondicional entre duas mulheres de personalidades muito distintas.

Filme: Entre vinho e vinagre

Entre Vinho e VInagre (Netflix)

Uma comédia leve que acompanha a viagem atrapalhada de seis amigas de cinquenta e poucos anos. Casamentos falidos, crises de idade e uma amizade duradoura são alguns dos temas abordados pelo filme.

Mais lidas

Veja também