Seu Corpo

Sucos para salvar a sua vida

Uma colher de disposição, uma dose de pele hidratada, uma pitada de intestino funcionando, e bronzeado a gosto. Sim, você leu certo. Todos esses ingredientes estão na sua geladeira.

Seu Corpo / Reportagem Por:
5 minutos

Muitas vezes a rotina agitada somada à dificuldade de encarar alguns alimentos fazem com que muitas pessoas não consigam comer a quantidade adequada de nutrientes necessários. E quem disse que tem que comer? Os sucos nutritivos são uma ótima alternativa para ter uma alimentação mais rica, saborosa, colorida e prática.

“Com os sucos nutritivos você vai agregar vitaminas, minerais e fibras na alimentação. Pra quem não tem o costume de consumir vegetais ou consome poucas frutas e folhas também é uma boa saída.  Assim garantimos nutrientes que você não consumiria naturalmente, como fitoquímicos e bioativos”, explica a nutricionista Mayana Oliveira.

Mas Mayana lembra que o suco precisa ser gostoso, afinal ninguém quer ficar saudável a custo de gosto de remédio. “A questão do prazer é importante. Não adianta você só tomar o suco porque ele é ótimo e vai melhorar a sua vida, e ter que tampar o nariz para engolir”, diz.

Duas em cada três brasileiras têm algum problema intestinal

Se for preciso, adoce! Pra isso vale melaço, mel, açúcar de coco ou rapadura, mas certifique-se que dissolveu bem antes de adicionar mais. Para tirar maior proveito dos benefícios intestinais, adicione uma porção do bagaço do que foi coado que o intestino agradece.

E falando nele, quando o assunto é intestino nós mulheres precisamos ligar o pisca alerta. Duas em cada três brasileiras têm algum problema intestinal, isso equivale a 67% das 3.040 mulheres entre 18 e 60 anos avaliadas pelo primeiro mapeamento em escala nacional sobre a saúde intestinal da mulher, realizado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).  

O caminho para equilibrar a flora intestinal é justamente consumir mais fibras presentes nas frutas, folhas e verduras – lembre que quando você coa, tira as fibras. Os sucos nutritivos são alquimias alimentares capazes de oferecer grandes quantidade nutrientes de uma só vez.

Então, que tal libertar a bruxinha que há dentro de você e meter mão na magia dos alimentos? Agora prepara a beleza que lá vem receitinha. Separei quatro drinks para melhorar a sua vida!

Suco acordar gata

Benefícios: A combinação de laranja, acerola, beterraba e cenoura é “tiro e queda” para fortalecer o nosso sistema imunológico. Além de vitamina C, esse suco fornece vitamina A e complexo B. A couve ajuda a manter o bom humor, auxilia no trânsito intestinal e o gengibre acelera o metabolismo, ou seja, dá aquele bum de energia. Esse suco é rico em carboidratos, por isso, fornece mais energia e disposição para quem precisa começar o dia com tudo e de quebra deixa a pele linda.

Ingredientes:

●  1 beterraba
●  3 laranjas
●  1 cenoura
●  6 acerolas
●  1 folha de couve
●  gengibre (a gosto).

Modo de preparo:

  1. Adicione no liquidificador todos os ingredientes e coloque água
  2. Se quiser adoçar adicione mel, melaço ou rapadura.
  3. Se preferir, coe.

Suco intestino feliz

Benefícios: O tamarindo é naturalmente laxativo, diurético e rico em fibras. Pra dar um boost a gente junta ameixa e maçã e combate a prisão de ventre e o intestino preguiçoso. A ameixa contém sorbitol, uma substância de ação laxativa, ela estimula a peristalse intestinal e ajuda a reduzir o tempo de ida ao banheiro. A maçã possui um tipo de fibra chamada pectina que atua como prebiótico, outro alimento rico em fibra é a chia, que quando associada à água vira um gel e aumenta o volume fecal.

Ingredientes:

●  2 tamarindos maduros sem caroço
●  02 ameixas
●  1 maça
●  05 folhas de hortelã
●  01 colher de café de chia
●  mel a gosto

Modo de preparo:

  1. Adicione todos os ingredientes no liquidificador, bata até dissolver
  2. Por ser um suco no qual o foco é auxiliar o trânsito intestinal, o ideal é não coar.

Suco que dá energia

Benefícios: Frutoses! A manga e o abacaxi são fontes de carboidrato e juntos são uma combinação super saudável e saborosa. Perfeita para ter energia e disposição. O gengibre, a canela e a pimenta caiena são termogênicos, ou seja, reduzem toxinas, aumentam a temperatura do corpo e aceleram o metabolismo. Neste suco, o pepino e a água de coco atuam como fontes de fibras para auxiliar o trânsito intestinal.

Ingredientes:

●  ½ pepino
●  2 rodela de abacaxi
●  ½ manga
●  gengibre ( ou a gosto)
●  Meio copo (125ml) de água de coco ou água gelada
●  1 pitada de pimenta caiena
●  1 colher de café de canela em pó

Modo de preparo:

  1. Adicione todos os ingredientes no liquidificador, bata e tá pronto.
  2. Para os não adeptos do bagaço, bata separadamente o pepino e o gengibre, coe e junto e sumo ao suco, misture e tá pronto.

Suco numa relax numa boa

Benefícios: Se a camomila já é um calmante poderoso, aliado ao maracujá a coisa fica boa, juntos eles potencializam suas propriedades sedativas e relaxantes, contribuindo para a melhora do sono. A alface também possui propriedades calmantes que promovem a diminuição do estresse e reduzem a agitação do sistema nervoso. O capim santo não leva esse nome atoa: alivia dores musculares, dor de cabeça e nas articulações.

Ingredientes:

●  1 unidade de maracujá
●  200 ml de chá de camomila
●  1 colher de sopa de mel
●  200 ml de chá de capim santo
●  1 folha alface

Modo de preparo

  1. Deixe em infusão a camomila e o capim santo
  2. Após esfriar adicione ao liquidificador o chá, o maracujá, o alface e o mel
  3. Coe e está pronto para beber.

Veja também