Suas Emoções

Resiliência, Autoestima, Perseverança e Inteligência Emocional: as Spice Girls do bem-estar!

Uma entrevista com a palavra mais usada dos últimos anos traz revelações bombásticas sobre sua origem e criações

Suas Emoções / Palavra-chave Por:
Ilustração:
2 minutos

Nome
Resiliência. Re por parte de mãe e Sílio por parte de pai. Mas ninguém me chama de Resílio, latim tá fora de moda e é um péssimo nome.

Idade
Tenho mais de 200 anos, mas adotei uma nova carreira deve fazer umas quatro décadas. Agora me sinto renovada e jovem!

Nova carreira? Como assim?
Ah, você não sabia? Eu vim da área de exatas. Quando os físicos e os engenheiros calculam o limite de elasticidade de um material e o quanto ele é capaz de voltar ao estado natural sem danos, eles estão medindo sua resiliência. Foi na física que tudo começou! Mas eu cansei um pouco de contas e resolvi me meter com a psicologia. Deu super certo! Sou muito mais popular agora.

+ Leia mais: Terapia não é coisa de louco. E nem de rico
+ Leia mais: Como lidar com pessoas narcisistas sem se afogar

Que legal! E como tem sido nessa área?
Estressante, mas eu lido bem. Não adianta ficar nervosa. Se alguma coisa me tira do sério, eu dou uma respirada, conto até dez e sigo em frente. Não quero energias negativas por perto, e pra isso eu conto com as minhas colegas de trabalho.

Quem são elas? Queremos nomes?
Claro! A Autoestima, a Perseverança, a Adaptabilidade e a Inteligência Emocional. Umas queridas! A gente se ajuda muito. Eu não sou nada sem elas. Nós brincamos que somos as Spice Girls do bem-estar. Tem também os 7 Cs: competência, conexão, confiança, caráter, combate, contribuição e controle. Liga pros 7 Cs que você me encontra!

Legal você falar isso, porque muita gente acha que você trabalha sozinha.
Doideira! Dá muito trabalho ser eu. Preciso de assistência. Vocês vivem fazendo memes sobre mim, mas não tem noção do que eu sou capaz de fazer por vocês. Se soubessem…

“Eu sou complexa, mas eu tô aqui para o que der e vier”

Conta vai, o que você gostaria que a gente soubesse?
Que eu sou complexa, mas eu tô aqui para o que der e vier. Precisa lutar contra o sofrimento? Me chama! A preguiça tá te dominando? É só me procurar que eu te ajudo! Vamos,humanos! Sabe esse negócio de “bota um cropped?” Fui euzinha que inventei! Força, foco, fé e eu!

Veja também