Precisamos falar sobre racismo ambiental
O termo cunhado pelo climatologista americano Robert Bullard destaca o quanto pessoas pretas, quilombolas e indígenas sofrem mais com as mudanças climáticas
Você sabe o que é racismo ambiental? Dandara Pagu explica: estudos mostram que as áreas que mais têm concentração de pessoas pretas, indígenas e quilombolas são as mais afetadas por desastres ambientais. Isso mesmo, os impactos de mudanças climáticas não atingem todos de forma igual, pois a população socialmente e historicamente marginalizada sofre mais com isso por estar em locais inapropriados para construção de moradias.
O termo foi cunhado pelo afro-americano Benjamin Franklin Chavis, e estruturado pelo climatologista americano Robert Bullard, segue atual desde então, como vemos nos desastres ambientais mais recentes, a exemplo das enchentes no Rio Grande Sul. “A desculpa do progresso vira uma carta branca para acabar com tudo”, diz nossa colunista. É importante reconhecer que falar sobre as questões climáticas é urgente, ainda mais para essas populações que são mais afetadas.