Por que algumas pessoas seguem gurus? - Mina
 
Por:
1 minuto |

Vai aí uma solução milagrosa? É tentador deixar que alguém nos mostre o caminho para lidar com as nossas questões ao invés de descobrir sozinhos. Mas o que não faltam são exemplos de como elevar uma pessoa ao papel de um guru dono da verdade – espiritual, holístico, de relacionamento, de trabalho… – é uma armadilha.

Para tentar entender esse fenômeno, Angélica recebe o psicanalista e professor Christian Dunker. “Quando a gente tem uma relação de subserviência, ela tende a retirar a gente dos outros laços sociais. Os outros não são tão bons quanto nós, a gente tem uma certa regressão coguinitiva”, diz. 

Entre pessoas que já foram enganadas por gurus, a atriz e apresentadora Paula Picarelli, que escreveu sobre o assunto no livro Seita – o dia em que entrei para um culto religioso. Ela participou de uma seita ayahuasquiana, que se apresentava como um curso de expansão da consciência, durante oito anos. “Fiquei lá muito por uma questão de carência. Tinha um mecanismo de manipulação através da nossa vaidade. Fico ali por um desejo de ser amada e admirada por aquelas pessoas”, conta. 

O psicanalista lista os problemas que seguir esses gurus podem trazer para o indivíduo. Entre eles, estão: tendência ao fechamento, imunidade a outros saberes, retirada do mundo. Por isso, é de suma importância estar atento. Ouvir a intuição e manter o senso crítico podem te salvar dessas pegadinhas. 

Mais lidas

Veja também