Inbox: Ter um animal de estimação faz bem pra saúde
Angélica entrevista Paolla Oliveira e o Dr. Pet para mostrar que mais do que companhia, animais de estimação melhora nossa saúde física e mental
O Brasil é o terceiro país em número de animais domésticos. São quase 170 milhões de pets no país, e se um dia isso foi visto como exagero, hoje é receita pra viver melhor. Pesquisas mostram que ter um parceiro pet pode ajudar a reduzir a pressão arterial e o nível de cortisol, o famoso hormônio do estresse. Também já existem dados que relacionam a convivência com animais à liberação de dopamina e serotonina, os chamados hormônios da felicidade. Mas tudo que a ciência tem descoberto já era muito familiar para a atriz Paolla Oliveira, que já teve mais de 15 animais de estimação ao mesmo tempo.
“Só um olharzinho do gato quando estou fazendo em uma reunião, já me dá uma acalento no coração”, conta Paolla. Durante a entrevista à Angélica, Corisco, o mais novo integrante da família, deu as caras. “Hoje vivemos um mundo muito solitário, então um serzinho desse que precisa de comida, de água e carinho e te devolve tudo isso, é muito especial. Algo que nos faz voltar ao simples”, diz a atriz.
Alexandre Rossi, especialista em comportamento animal, conta que esse match maravilhoso entre pets e seres humanos tem algumas causas: “a gente gosta de cuidar, também gostamos de fazer e receber carinho, o que libera ocitocina e desestressa. Fora isso, nos realizamos vendo os bichos correrem soltos, brincarem e pularem”.
Na casa da nossa seguidora Cristiane Prado, conhecemos a Pity, uma cadelinha que chegou durante uma depressão. Viraram parceiras inseparáveis. O amor é tanto que os filhos têm até ciúmes, mas ela revela que foi Pity quem atirou do fundo do poço.