Acredite na sua capacidade de mudar aquilo que não te faz bem
Motivada pela sua mudança oficial de nome, Dandara Pagu quer inspirar outras pessoas a se libertarem de situações e pessoas que só fazem mal
Bora iniciar 2023 de verdade, porque o ano só começa depois que o carnaval termina, não é mesmo? Como junto com um novo ano, costumam vir as mudanças, Dandara Pagu compartilha uma bem particular: ela tem uma nova certidão de nascimento. “Meu nome era Robiane e mudei para Dandara definitivamente”, explica. A história completa ela compartilhou em seu perfil no Instagram, mas ela aproveita essa sua conquista para inspirar outras pessoas a entender o quanto é permitido mudar.
“Se tá ruim, dá seu jeito para que melhore”, instiga. Ela deixa claro que esse papo não tem nada a ver com meritocracia, porque entende que nem tudo é sobre se esforçar e acontecer. “Mas sinto que é muito mais sobre a vontade e a fé de que, se você está numa situação ruim, você precisa dar seu jeito de sair disso.”
Como ela já disse algumas vezes nesta coluna, Dandara passou por inúmeras violências de diversas naturezas. A mudança de nome foi uma forma de tentar se libertar de uma delas, sofrida na infância. Para ela, é muito importante que a gente entenda a importância de conseguir deixar para trás algo que não nos faz bem – como um emprego com ambiente terrível, uma amizade que só demanda, ou um casamento defasado. “Uma coisa que eu ouvia muito do meu avô e é uma mensagem que eu levo para minha vida é que só não tem jeito para a morte. Enquanto você está viva, tem formas, sim, de mudar”, defende.
“Vai passar mais um ano fazendo e estando com quem você não quer?
Dandara provoca: “Vai passar mais um ano fazendo e estando com quem você não quer? Mais um ano vivendo situações que para você não fazem mais sentido?”. Nossa colunista entende que nem todo mundo conta com uma purpurina de sorte como ela, que para alguns as mudanças são mais dificultadas, mas a dica é começar pelas pequenas coisas. “Você amigo de alguém, a pessoa é uma chata e só suga sua energia, porque você continua falando com ela? Não precisa bater boca, você se afasta aos poucos, quando vê, ela saiu da sua vida”.
Então, o recado da coluna de hoje é simples: acredite que você pode, sim, sair de uma situação ruim. “Ter coragem para isso é a primeira coisa que você tem que ter, e o resto o destino vai se encarregar.”