Precisamos conversar sobre como o nosso corpo funciona - Mina
 
Colunistas

Precisamos conversar sobre como o nosso corpo funciona

Minha família tinha vergonha de falar sobre a região íntima, o que resultou em falta de instrução e muito constrangimento na minha adolescência. E isso é mais comum do que se imagina.

Por:
1 minuto |

Quando foi a primeira vez que você ouviu que precisava enxugar a região íntima depois de fazer xixi? Nossa colunista Dandara Pagu já tinha 15 anos quando aprendeu sobre esse cuidado tão importante. Quem ensinou foi uma amiga. Isso depois de sofrer muito bullying por cheirar mal. “Na minha casa, as pessoas tinham vergonha de falar sobre as partes íntimas, então ninguém me ensinou nada”, diz.

E piora: quando menstruou pela primeira vez, aos 12 anos, a comunicadora apanhou. O motivo? Sujou a cama. Como se ela tivesse culpa por estar despreparada para um momento que vem inesperadamente para quem tem útero. “A gente tem tanta vergonha em falar sobre as nossas partes íntimas, sobre a nossa sexualidade, sobre o corpo em si, que esse tipo de coisa acontece”, pontua. 

A vida melhora quando conversamos sobre sexo e corpo

Dandara lembrou dessas histórias porque, agora, aos 34 anos, pela primeira vez na vida, conseguiu não se sujar durante o período menstrual. “Então me veio muito latente essa vontade de conversar com vocês sobre a importância de falarmos sobre os nossos corpos”. Por que falar sobre sexo – e tudo que se relaciona a ele – é uma vergonha, se é a partir dele que os seres humanos são gerados? 

Dandara destaca que, quando você ensina esse processo pro outro, de forma tranquila e didática, as coisas acontecem melhor. O mesmo vale para a menstruação, que antecede o sexo. Para encerrar, nossa colunista deixa um recado: Fale sobre sexo, sobre corpo. Você vai ver o quanto a sua vida vai mudar e melhorar! 

Mais lidas

Veja também