Receita de carne louca de banana - Mina
 
Nosso Mundo / Reportagem

Carne louca de banana: receita afetiva, barata e deliciosa

Em tempo de crise e aquecimento global, o esforço para reduzir a carne é sempre bem-vindo. A gente te ajuda com essa receita saborosa e facinho de fazer

Por:
2 minutos |

Diminuir o consumo de carne tem sido uma meta para muita gente. O preço nas alturas – que segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é o principal motivo para a queda no consumo – somado a uma nova cultura alimentar que leva em conta aspectos ambientais tem feito com que muita gente procure substituir a carne sem perder os pratos já tradicionais do cardápio. Para ajudar nesse desafio, nossa colaboradora (e cozinheira de mão cheia), Mia Lopes traz uma receita de carne louca que… não leva carne! Podemos chamar de Banana Louca: é barata, deliciosa, saudável e não deixa nada a desejar ao tradicional sanduíche que alimenta muitas festas. E anote: a grande estrela dessa receita é a casca da fruta. “Prometo que não são só os paladares vegetarianos que vão curtir”, garante Mia.

Ingredientes

  • 5 bananas 
  • 1 cebola 
  • ½ Limão
  • Azeite ou manteiga 
  • Ervas secas
  • Páprica defumada 
  • Sal

Modo de preparo

  1. Comece lavando as bananas, depois descasque e retire a polpa. São as cascas que serão utilizadas, então a dica é congelar a polpa para consumir depois – seja processada sozinha, formando um sorvete da fruta, ou em vitaminas, bolos e pães. 
  1. Depois, use uma colher para raspar a casca por dentro, tirando todo o fruto grudado nela. Em seguida, com um garfo, é hora de desfiar a casca. Vá raspando desfiar tudo. 
  1. O próximo passo é deixar as cascas imersas na água, espremer um limão e esperar passar uns cinco minutos. 
  1. Coloque a cebola picada, um fio de azeite ou manteiga, pasta de alho e deixe dourar. Depois adicione as cascas de banana desfiadas. 
  1. Tempere com ervas secas à gosto, sal e páprica defumada. Cozinhe por 10 minutos, mexendo sem parar. 
  1. Sirva acompanhado do pão de sua preferência para remeter ao lanchinho tradicional de festas, mas também vai super bem para compor um prato. 

Mais lidas

Veja também