Suas Emoções

Bateria Social: A expressão do momento conta seus segredos

"Eu ando com preguiça de gente, confesso, ainda mais depois dessas férias forçadas na pandemia. O ser humano é muito complexo"

Suas Emoções / Palavra-chave Por:
Ilustração:
2 minutos

Nome: Bateria social. Muito prazer! Tudo bem? Não sei se te abraço ou aperto sua mão, ando um pouco confusa.

Idade: Eu não tenho idade, morro e renasço todo dia. Digamos que quando tô recarregada me sinto uma jovenzinha popular, mas quando me esgoto só penso em me esconder numa caverna escura. 

E agora você está como? Recarregada ou esgotada?

Tô me esgotando pouco a pouco a cada pergunta desta entrevista. O Lockdown roubou meu protagonismo, quando eu tava botando as asinhas de fora, minha prima, Ansiedade Social, me atropelou com a velocidade que lhe é peculiar. Mas já tô acostumada com altos e baixos.

Realmente sentimos muita falta da sua energia nesses últimos anos…

Eu ando com preguiça de gente, confesso, ainda mais depois dessas férias forçadas. O ser humano é muito complexo. Mas a culpa não é minha, é do cérebro de vocês. Um estudo descobriu que as taxas de declínio cognitivo cresceram durante as semanas de restrições sociais mais severas. Ou seja, vocês precisam me recarregar de vez em quando se querem ficar bem.

Mas agora que você já está voltando às atividades presenciais, tá mais animada?

Às vezes, sim. Às vezes, não. Mais não do que sim, sabe? Porém tem dias que definitivamente não. Se o rolê for muito legal, eu posso dar uma recarregada básica. Esse nosso bate-papo, por exemplo, eu não vou aguentar por muito mais tempo. Nem é por mal, é que perguntas profundas me enfraquecem.

Estamos quase no fim, juro. Dá uma dica de como a gente pode te recarregar 100%.

Imagina que eu sou um celular. Quanto mais você mexe no celular enquanto ele na tomada, mais demora pra bateria ficar cheia. Entendeu? Se você socializar demais enquanto estou fraquinha, vou demorar pra voltar à minha capacidade total.

Deixa ver se peguei essa metáfora: você tá dizendo que a melhor maneira de te recarregar é ficar só de vez em quando? 

Exatamente. Socializar é ótimo e é necessário, mas não fiquem forçando os seus (e os meus) limites. O melhor a fazer é ser fiel ao que você está sentindo. Tá tudo bem se sentir introvertido no meio de uma rodinha e querer dar um tempo. Só vá embora antes que eu me esgote, por favor! Aliás, tô indo agora, tô quase zerada! Tchau!

Veja também