Inbox: Quantas horas de sono são suficientes para você?
Angélica conversa com a apresentadora Sarah Oliveira e com o médico do sono João Gallinaro para falar sobre a importância de dormir bem.
Uma boa noite de sono faz uma diferença tamanha no nosso dia e na nossa saúde de uma forma global. Por isso, dormir bem à noite garante uma melhor qualidade de vida. Mas você sabia que cada pessoa tem o seu próprio relógio biológico? Alguns precisam de mais tempo de sono, outros de menos – e seja qual for o seu caso, respeitar esse tempo faz toda a diferença.
Para falar desse assunto fundamental, Angélica recebe no Inbox a apresentadora Sarah Oliveira, que funciona melhor durante o início da tarde e aproveita para dormir mais pela manhã. “Não consigo acordar antes das 9h”, diz. Isso porque vai dormir às 3h da manhã, porque a cabeça não para de funcionar. “Sempre funcionei melhor à noite. De manhã, eu passo muito mal. É sofrido”, compartilha. E você, como dorme melhor?
João Gallinaro, médico do sono e psiquiatra, diz que existem algumas formas de saber quanto tempo de sono cada pessoa precisa. “Um ponto de partida é se comparar com as pessoas da mesma idade. Um adulto precisa de 7h a 9h horas de sono por noite. Se a pessoa está muito fora desse padrão, é bom ficar atenta que algo pode estar errado”, diz.
Também vale prestar atenção no quanto você dorme na rotina e o quanto dorme quando tem tempo livre à vontade, como no fim de semana. “Se dorme 5h por noite de segunda a sexta, mas no sábado e domingo o sono dura 10 horas, é porque está faltando horas de sono durante a semana”. Outro alerta é ter sonolência durante o dia. Irritabilidade, sonolência, dificuldade de concentração e esquecimentos também são sinais importantes.