Inbox: Qual é o melhor jeito de pedir desculpas?
Angélica conversa com apresentador Hugo Gloss e com a especialista em comunicação não violenta Carolina Nolan para entender qual a melhor maneira de reconhecer que errou
Se houvesse um manual prático com passo a passo de como pedir desculpas, com certeza estaria entre os mais vendidos nas livrarias e sites. Esse ato tão singelo, por muitas vezes, causa verdadeiros calafrios e desconfortos aos envolvidos, principalmente para aquele que precisa se desculpar do mal que fez.
Angélica conversa com a especialista em Comunicação Não Violenta Carolina Nalon para entender quais são os erros mais comuns ao levantar a mãozinha e sinalizar que errou. “Jogar a culpa na pessoa, como por exemplo, eu só fiz isso porque você faz tal coisa, ou assumir a culpa de modo que o outro cuide de você”, diz. A especialista dá uma dica também do que não fazer ao se desculpar. “Você não pode querer justificar a sua intenção, você tem que reconhecer o impacto da sua ação”, diz.
A apresentadora também recebe um Inbox do jornalista e apresentador Hugo Gloss sobre o tema. “A forma de pedir desculpa demonstra se você está com aquele sentimento genuíno ou se só está fazendo isso para encerrar a discussão. Para mim, o melhor é quando vem do coração”. Para ele, pedir desculpas não pode ser uma forma de lavar as próprias mãos, mas, sim, de olhar para o outro e rever as suas atitudes.