3 passos para viver numa sociedade menos machista
A colunista Dandara fala sobre como o machismo afeta homens e mulheres, e propõem mudanças de atitude para reverter essa situação
Já parou para pensar o quanto o machismo afeta o nosso bem-estar? “Se todos ao seu redor não estão bem. Se existem pessoas morrendo e sendo desrespeitadas há anos por ações que partem de nós, a gente precisa falar sobre isso”, frisa Dandara Pagu na coluna deste mês. Então ela propõe três mudanças de comportamento para construirmos coletivamente uma sociedade mais acolhedora para nós mulheres.
1. Parar de menosprezar o feminino
Desde criança, escutamos “isso é coisa de menina” como algo negativo. Isso faz com que afetos, atos e posições femininas sejam vistos de forma negativa. “Isso faz com que os homens cresçam acreditando que a mulher é um símbolo fraco, um objeto”, avalia Dandara.
2. Cortar piadas machistas
“De piada em piada, de brincadeira em brincadeira, a gente não pode ter um parto seguro mais”, reflete a colunista, em referência ao médico anestesista, Giovanni Quintella Bezerra, que estuprou uma paciente durante o nascimento do seu filho. Escutou uma piada machista? Não pense duas vezes antes de se posicionar contra, principalmente se você for um homem.
3. Sororidade
Dandara destaca que cada mulher tem suas vivências, mas que o ponto que nos une, que é o gênero, deve ser usado para uma fortalecer a outra. “Se a gente conseguisse não deixar passar atos machistas, desrespeito, violências… Pode ser um caminho”.